RG

Animais terão identidade digital no Rio 456r1v

Microchips em cães e gatos da cidade serão obrigatórios em seis meses. 1b6h7

23 de janeiro de 2024 - 16:20
A medida deve ajudar no censo de cães e gatos cariocas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A medida deve ajudar no censo de cães e gatos cariocas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou uma lei na última segunda-feira, 22, que estabelece na cidade a obrigatoriedade do Registro Geral de Animais (RGA) para cães e gatos através de uma identidade digital com microchips.

Segundo o g1, os tutores de animais já nascidos terão 180 dias para incluí-los no RGA. Já os bichos nascidos após a publicação da lei deverão ser registrados até o sexto mês de idade.

Na prática, a identidade é gravada em um chip do tamanho de um grão de arroz, aplicado sob a pele do animal. Após a agem pelo registro e pela microchipagem, seus dados serão inseridos na plataforma digital Sisbicho.

Através dela, será emitido um documento com o RGA do animal, na forma de carteira timbrada e numerada, e enviado para o e-mail do responsável.

O microchip será disponibilizado nas unidades de atendimento veterinário do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) e em ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a publicação, a medida deve ajudar no censo de cães e gatos cariocas e na formulação de políticas públicas no município. Caso os animais fujam, também poderão ser identificados por qualquer veterinário que tenha cadastro no Sisbicho.

Leia mais 6z23s

ANIMAIS

Petlove centraliza atendimento com Zenvia 5s2m4g

Há 605 dias
VETERINÁRIA

+Pet adota soluções da Totvs 3a306

Há 644 dias
PET

Líder da Matilha adota TMS da Datafrete 342ua

Há 674 dias
SEGURANÇA

Subway sofre ataque cibernético 704r6f

TELECOM

TIM tem novo CTO 3z8q

CELULARES

Spin-off da Huawei chega ao Brasil 1g5k2x