
Renan Santos, CIO da Apsen Farmacêutica.
A Apsen Farmacêutica, indústria paulistana de medicamentos, contratou com a Rimini Street e a ServiceNow para fazer uma automação de fluxo de trabalho para toda a empresa.
Com a iniciativa, a Aspen vai permanecer no ECC 6 com e da SAP.
A Rimini e a ServiceNow atuarão em conjunto na modernização dos processos da empresa.
Esse é o primeiro contrato divulgado no Brasil da atuação conjunta da Rimini com a ServiceNow, anunciada em outubro do ano ado.
A ideia é que as empresas usem os recursos que iriam para bancar uma migração para o S/4 Hana, a nova versão do ERP da SAP, para projetos com tecnologia da ServiceNow.
“Com o anúncio da SAP de que não oferecerá mais e ao SAP ECC 6, tivemos que fazer uma escolha – assumir o custo, a disrupção e o risco de migrar para o S/4 Hana ou reinventar nosso sistema existente para se tornar uma plataforma de inovação”, explica Renan Santos, CIO da Apsen Farmacêutica.
Como descreve Santos, muitas empresas estão decidindo o que fazer com o seu ERP da SAP, na medida em que se aproxima o fim do e do ECC, que deve ser oferecido em uma modalidade mais cara a partir de 2026 e finalmente encerrado em 2030.
A gigante alemã está oferecendo incentivos para a migração, mas para muitos clientes, a conta não fecha. A Rimini já vinha aproveitando essa oportunidade, e agora tem ao lado a ServiceNow, uma companhia que vem em alta (e inclusive é liderada pelo ex-CEO da SAP).
“Estávamos procurando uma solução ágil que entregasse valor rapidamente e evitasse os custos, a complexidade e os riscos inerentes a qualquer grande projeto de migração de software”, afirma Santos.
Na Aspen, o projeto envolve a conversão de tarefas e personalizações do SAP em fluxos de trabalho da ServiceNow com inteligência artificial incorporada, permitindo análise em tempo real das operações.
Com isso, 70% dos processos que anteriormente exigiam intervenção manual pesada agora são automatizados.
Sediada em Santo Amaro, distrito de São Paulo, a Apsen é uma indústria farmacêutica nacional fundada em 1969. Hoje a companhia comercializa 50 produtos e conta com mais de 1,5 mil colaboradores.