GEN AI

AsBEA-SC tira dúvidas de arquitetos com ChatGPT h684w

Projeto desenvolvido pelo Grupo OSPA tem foco no Plano Diretor de Florianópolis. 3s6j31

06 de agosto de 2024 - 13:02
Cidade de Florianópolis - Foto: Depositphotos

Cidade de Florianópolis - Foto: Depositphotos

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA-SC) contratou o Grupo OSPA, empresa de arquitetura, urbanismo e tecnologia, para desenvolver uma ferramenta que auxilie os escritórios de arquitetura associados à regional por meio do ChatGPT. 

Batizada de "Chat Plano Diretor Florianópolis”, a solução foi alimentada com normas e regras da Lei do Plano Diretor 739/2023, da capital catarinense. 

Segundo a AsBEA-SC, o objetivo é oferecer entendimentos presentes na lei e nas documentações que a regulamentam, fornecendo também informações técnicas e instrutivas.

“A vontade de implementar uma inteligência artificial surgiu da necessidade de dar e à principal demanda dos arquitetos de Florianópolis, que enfrentam dificuldades de o a respostas rápidas frente à complexidade do atual Plano Diretor. Esperamos facilitar o trabalho com essa novidade”, explica Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.

A plataforma foi treinada para responder questões detalhadas sobre termos e conceitos arquitetônicos. A versão contém instruções normativas, cartilhas, leis complementares, toda a Lei do Plano Diretor e 80 documentos integrados.

O uso da aplicação baseia-se na técnica de perguntas e respostas, o padrão do ChatGPT. Nesse modelo, quanto maior o detalhamento da pergunta, mais eficiente é a resposta.

“Treinamos o sistema para entender e responder questões detalhadas sobre termos e conceitos arquitetônicos”, explicou a arquiteta Flávia Tissot, diretora de operações da OSPA Place, durante a apresentação da ferramenta.

Na prática, o chat visa reduzir o tempo gasto em atividades operacionais, facilitando o entendimento das complexidades sociais, urbanísticas e ambientais que um Plano Diretor carrega.

“O Chat agiliza o nosso trabalho. Antes, tínhamos que abrir o PDF, procurar o zoneamento, o que era permitido, o que não era.  E agora não. A gente faz uma simples pergunta, contextualiza e a ferramenta nos traz a resposta de uma forma muito precisa”, explica  Matheus Petry, arquiteto do escritório Progetta Studio.

Até o final de agosto, a ferramenta está em fase de testes com um grupo de escritórios. A partir de setembro, deve ser disponibilizada a todos os associados e também ao mercado.

A cidade de Florianópolis tem uma taxa de crescimento populacional estimada em 1,5% ao ano, com alta demanda do mercado imobiliário. Segundo o Sinduscon, há uma projeção de crescimento da construção em torno de 2,3% a 3% em 2024.

Empreendimentos populares e de alto padrão, principalmente em localidades litorâneas como Jurerê Internacional, estimulam os financiamentos imobiliários e fazem com que o metro quadrado de Floripa chegue a ser um dos mais caros do país, em torno de R$ 11.340, de acordo com dados do FipeZap.

A AsBEA, fundada em 1973, é uma entidade independente e de abrangência nacional. A regional de Santa Catarina foi fundada em 2006 e conta com empresas de arquitetura e fornecedores de produtos e serviços da construção civil.

O Grupo OSPA conta com profissionais de arquitetura, engenharia e urbanismo aliados a desenvolvedores de software. Fundada em 2005, a companhia tem sede em Porto Alegre e escritórios em São Paulo e Miami.

A empresa possui verticais como a Place, que utiliza ferramentas em 3D para análises territoriais de cidades, prospecção e estudo de lotes, disponibilizadas aos arquitetos através de planos de .

Leia mais 6z23s

TURISMO

Florianópolis terá voo direto para Lisboa 181p3i

Há 350 dias
ILHA

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil 205f3p

Há 638 dias
GEN AI

Claude chega ao Brasil 5b27g

Há 294 dias
VIAGEM

Floripa terá voo direto para o Panamá 491i30

FUTURO

Tecnologia para reconstrução do Rio Grande 6s3o5n

CONCORRÊNCIA

OpenAI lança buscador para competir com Google 1f6i11

FINANÇAS

B3 tem assistente virtual com tecnologia da OpenAI 6h3v2u

CANTEIRO

Pride gerencia obras com Mobuss Construção 5p332u