
Cidade de Florianópolis - Foto: Depositphotos
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA-SC) contratou o Grupo OSPA, empresa de arquitetura, urbanismo e tecnologia, para desenvolver uma ferramenta que auxilie os escritórios de arquitetura associados à regional por meio do ChatGPT.
Batizada de "Chat Plano Diretor Florianópolis”, a solução foi alimentada com normas e regras da Lei do Plano Diretor 739/2023, da capital catarinense.
Segundo a AsBEA-SC, o objetivo é oferecer entendimentos presentes na lei e nas documentações que a regulamentam, fornecendo também informações técnicas e instrutivas.
“A vontade de implementar uma inteligência artificial surgiu da necessidade de dar e à principal demanda dos arquitetos de Florianópolis, que enfrentam dificuldades de o a respostas rápidas frente à complexidade do atual Plano Diretor. Esperamos facilitar o trabalho com essa novidade”, explica Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.
A plataforma foi treinada para responder questões detalhadas sobre termos e conceitos arquitetônicos. A versão contém instruções normativas, cartilhas, leis complementares, toda a Lei do Plano Diretor e 80 documentos integrados.
O uso da aplicação baseia-se na técnica de perguntas e respostas, o padrão do ChatGPT. Nesse modelo, quanto maior o detalhamento da pergunta, mais eficiente é a resposta.
“Treinamos o sistema para entender e responder questões detalhadas sobre termos e conceitos arquitetônicos”, explicou a arquiteta Flávia Tissot, diretora de operações da OSPA Place, durante a apresentação da ferramenta.
Na prática, o chat visa reduzir o tempo gasto em atividades operacionais, facilitando o entendimento das complexidades sociais, urbanísticas e ambientais que um Plano Diretor carrega.
“O Chat agiliza o nosso trabalho. Antes, tínhamos que abrir o PDF, procurar o zoneamento, o que era permitido, o que não era. E agora não. A gente faz uma simples pergunta, contextualiza e a ferramenta nos traz a resposta de uma forma muito precisa”, explica Matheus Petry, arquiteto do escritório Progetta Studio.
Até o final de agosto, a ferramenta está em fase de testes com um grupo de escritórios. A partir de setembro, deve ser disponibilizada a todos os associados e também ao mercado.
A cidade de Florianópolis tem uma taxa de crescimento populacional estimada em 1,5% ao ano, com alta demanda do mercado imobiliário. Segundo o Sinduscon, há uma projeção de crescimento da construção em torno de 2,3% a 3% em 2024.
Empreendimentos populares e de alto padrão, principalmente em localidades litorâneas como Jurerê Internacional, estimulam os financiamentos imobiliários e fazem com que o metro quadrado de Floripa chegue a ser um dos mais caros do país, em torno de R$ 11.340, de acordo com dados do FipeZap.
A AsBEA, fundada em 1973, é uma entidade independente e de abrangência nacional. A regional de Santa Catarina foi fundada em 2006 e conta com empresas de arquitetura e fornecedores de produtos e serviços da construção civil.
O Grupo OSPA conta com profissionais de arquitetura, engenharia e urbanismo aliados a desenvolvedores de software. Fundada em 2005, a companhia tem sede em Porto Alegre e escritórios em São Paulo e Miami.
A empresa possui verticais como a Place, que utiliza ferramentas em 3D para análises territoriais de cidades, prospecção e estudo de lotes, disponibilizadas aos arquitetos através de planos de .