.png?w=730)
A Atvos é a segunda maior produtora de etanol do país (Foto: Divulgação)
A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do país, implementou o Leaf, software baseado em inteligência artificial voltado para o aumento de produtividade na produção industrial da iSystems, desenvolvedora de softwares de otimização, em sua unidade de Conquista do Pontal, localizada em Mirante do Paranapanema, no Oeste Paulista.
O Leaf utiliza IA para identificar tendências e padrões que auxiliam na tomada de decisões, minimizando falhas e maximizando a eficiência em todas as áreas em que atua.
Segundo a Atvos, por meio da integração da tecnologia com seu sistema de automação, o software possibilitou à unidade um maior controle de processos, realizado em tempo real, a fim de reduzir os desperdícios.
Além disso, a implementação resultou no aumento da produtividade e na redução de custos operacionais da unidade agroindustrial.
De acordo com a empresa, os ganhos foram percebidos desde a cogeração, moenda e até a destilação, proporcionando resultados expressivos para a localidade.
A otimização da cogeração aumentou a eficiência na geração de energia elétrica a partir da biomassa. Já na etapa de moenda, a automação e controle resultaram em maior extração e redução no consumo de água bruta.
Conforme a Atvos, a automação permitiu também uma destilação mais eficiente e de alta qualidade.
Nesse cenário, a integração com o Leaf trouxe impacto positivo no rendimento total da usina, percebido pelo aumento no Rendimento Total Corrigido (RTC), índice que mede a eficiência geral da indústria.
A empresa afirma ainda que automação dos processos, o monitoramento contínuo e o uso de análise de dados permitiram uma tomada de decisão mais ágil.
Adicionalmente, a solução fortaleceu a segurança das operações, pela detecção precoce de anomalias e o monitoramento constante dos parâmetros de segurança da companhia.
Em relação ao impacto ambiental, outro benefício, foi a redução significativa nas emissões de gases do efeito estufa (GEE), o que contribui para a agenda climática global.
A Atvos é a segunda maior produtora de etanol do país e produz também açúcar VHP e energia elétrica a partir de cana-de-açúcar, tendo mais de 9 mil colaboradores em nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
A safra de 2021/2022 da empresa foi encerrada com 22,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e mais de 483 mil hectares cultivados.
Fundada em 2007, a iSystems surgiu como uma startup e foi selecionada pela Endeavor, recebendo rodadas de investimentos das maiores empresas do setor.
Hoje em nível de scale-up, a empresa é especialista em aplicação de inteligência artificial e atua no desenvolvimento de softwares de otimização.
Entre seus clientes estão nomes como Alta Mogiana, CSN, Ajinomoto, Albioma, Braskem e Ambev.