.png?w=730)
A Azul conta com uma frota operacional de cerca de 160 aeronaves e mais de 14 mil funcionários (Foto: Divulgação)
A Azul Linhas Aéreas adotou tecnologia de visão computacional da WeSafer para reduzir os atrasos em solo de seus voos.
O On-Time Performance está funcionando desde o ano ado, e inclui câmeras especiais, equipamentos de redes, algoritmos de inteligência artificial e soluções em nuvem.
A solução trabalha com um registro de imagens dos procedimentos com os aviões, que são enviadas para um centro de controle operacional da Azul.
A Azul já registrou mais de 15 mil operações de turnaround time, o conjunto de atividades que devem ser desempenhadas em uma aeronave entre seu pouso e próxima decolagem.
Ao usar o software de inteligência de gravação de vídeo de câmeras digitais instaladas, os algoritmos da WeSafer identificam e analisam cada frame desses tempos e movimentos.
Em seguida, o status em tempo real é informado pela interface, enquanto a tecnologia gera dados históricos para análises.
“Agora podemos agir mais rapidamente em vez de ter que esperar minutos para saber se algum procedimento não foi executado. Minutos esses, que, em nosso universo, refletem em consideráveis perdas financeiras diárias”, conta Daniel Tkacz, vice-presidente de operações da Azul.
Fundada em 2008, a Azul afirma ser a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo mais de 900 rotas diárias para mais de 150 destinos.
A empresa conta com uma frota operacional de cerca de 160 aeronaves e mais de 14 mil funcionários, tendo conquistado em 2020 o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice.
Já a WeSafer é especializada em monitoramento e surgiu como uma startup digital da Avanti, líder em soluções de tecnologia avançadas para monitoramento de processos e segurança.
A empresa oferece soluções que permitem o compartilhamento de informações sobre incidentes e eventos em tempo real e acumula mais de 10 milhões de ocorrências detectadas em suas plataformas, mais de 50 clientes e mais de 3 mil dispositivos conectados.