.png?w=730)
Ricardo Sanfelice, Diretor Executivo de Clientes, Produtos e Inovação no Banco BV (Foto: Divulgação)
O Banco BV adotou o produto de identificação de renda da Klavi, empresa de inteligência de dados especializada em open finance e open data, para melhorar a mensuração do limite de crédito de seus correntistas.
O objetivo é ajudar a calcular a renda de clientes que o mercado não consegue estimar com precisão, além de apoiar as empresas a compreenderem a renda real de seus consumidores, sem a necessidade de envio de holerites e comprovantes de rendimentos.
A partir do projeto, o banco lançou ferramentas de renda verificada e renda estimada, que, através da inteligência de dados, identificam a renda dos consumidores de forma mais completa.
A renda verificada é calculada usando entradas financeiras, como de salário, INSS e e do governo. Já a renda estimada, usa modelos avançados de inteligência artificial, que analisam gastos, limites de crédito e saídas financeiras.
A solução da Klavi disponibiliza indicadores de estabilidade que ajudam a identificar e analisar por quanto tempo a pessoa recebe aquela renda, qual seu nível de estabilidade mês a mês e qual o risco que representa.
Com a implementação da solução, que se integra com a esteira de crédito do banco, a instituição ou a impactar ainda o financiamento de veículos, empréstimos pessoais e o cartão de crédito de seus clientes.
Como resultado, o banco proporcionou um aumento médio de 30% nos limites pré-aprovados de crédito e ou a impactar o dobro de clientes com os dados de open finance.
Fundado em 1991, o BV pertence ao Banco do Brasil e à família Ermírio de Moraes, atuando nos segmentos de crédito e financiamento para pessoas, corporate & investment banking, asset management e private bank.
Atualmente, é considerado o quinto maior banco privado brasileiro, com mais de 150 parceiros, entre fintechs, marketplaces e outros mais.
Em atuação desde 2020 e com sede em São Paulo, a Klavi é uma plataforma SaaS que oferece soluções de open finance, como agregação de dados, analytics e serviços via API.
A fintech já processou mais de 450 milhões de transações e conta com clientes como Banco BV, Telefônica, Me Poupe, CIP S.A., Gorila, Jeitto, Supersim, Simplic, Portocred e Zippi.