.png?w=730)
Déborah Abi-Saber, head de cultura, liderança e performance do Nubank (Foto: Divulgação)
O Nubank decidiu atender a um pedido por maior flexibilidade dos seus mais de 7 mil colaboradores: trabalho presencial apenas uma semana a cada trimestre.
Segundo a Bloomberg Línea, o banco havia optado por adotar um modelo híbrido há cerca de dois anos, quando determinou uma semana presencial a cada dois meses. Em meados de 2023, resolveu aumentar o tempo remoto.
Como 80% de seus colaboradores foram contratados na pandemia, muitos deles nunca haviam trabalhado presencialmente até então.
Para definir o modelo, a fintech analisou números de produtividade, qualidade do atendimento ao cliente e entrega. Conforme observado pela empresa, esses índices registraram uma melhora com o novo modelo.
De acordo com o Nubank, a mudança ajudou os funcionários a produzir mais em casa, mostrando o aumento gradual do engajamento e da qualidade das relações pessoais dentro dos times.
Quinzenalmente, uma reunião aberta é realizada on-line para atualizar os colaboradores sobre o panorama dos negócios.
Já o calendário de trabalho presencial é divulgado com seis meses de antecedência. Quaisquer mudanças são anunciadas dois meses antes para que os colaboradores possam se programar.
Além disso, cada time possui liberdade para desenhar seu próprio planejamento.
O time da Nucoin, por exemplo, a criptomoeda do Nubank, sente necessidade de ir ao escritório uma semana por mês, pois precisa estar mais próximo para reuniões de criação e brainstorming.
Já o de engenharia, por ser mais antigo, possui um modelo 100% remoto, uma vez que não faz sentido para o time ir ao escritório para desenvolver códigos. Neste cenário, o grupo se reúne presencialmente a cada seis meses.
Fundado em 2013, o Nubank é a quinta maior empresa financeira do país em número de clientes, somando uma carteira com mais de 75 milhões de pessoas.
O banco digital já levantou cerca de US$ 820 milhões em investimentos de fundos como TCV, Sequoia Capital, Redpoint Ventures e Thrive Capital.