
Ruy Oliveira, gerente executivo da unidade de Infraestrutura de Tecnologia do Banrisul
O Banrisul iniciou um projeto de gerenciamento de serviços de tecnologia que deve colocar a instituição entre as referências do ITIL no Rio Grande do Sul.
Atualmente na fase inicial, cujo roll out está previsto para outubro, a iniciativa prevê a implantação do software Service Desk da CA com consultoria da M Braxis – que também dará e por 18 meses – além de treinamentos ministrados pela gaúcha Rhino Consulting.
O valor total do projeto, cujo pregão foi disputado por parceiros da IBM e BMC, ficou em R$ 2,9 milhões, cerca de 36% abaixo do valor inicialmente orçado pelo banco estatal gaúcho.
“Conseguimos a redução licitando em pacote único software, consultoria, hardware e treinamento”, explica Ruy Oliveira, gerente executivo da unidade de Infraestrutura de Tecnologia do Banrisul, responsável pelo projeto.
Segundo Oliveira, 43 servidores do banco já foram certificados ITIL Foundations v2 e a expectativa é formar novas turmas em breve. “O assunto está despertando entusiasmo dentro da organização”, comenta o gestor.
Para o gerente executivo o motivo da empolgação é que a metodologia de gestão de serviços de TI está criando uma “linguagem comum” entre a área de tecnologia e seus clientes internos. “Agora falamos em níveis de serviço e é algo que todos entendem”, exemplifica.
Assim como o principal benefício é cultural, o principal desafio para o sucesso do projeto também a pela equipe. “Os usuários tem que usar um ponto de contato único para incidentes. Quem resolve precisa documentar as soluções para nossa base de conhecimento”, comenta Oliveira.
O sistema de atendimento de incidentes do Banrisul hoje já integra numa única base telefonemas, e-mails, cadastros online pela ferramenta Service Desk e alertas automáticos dos softwares da OpServices e CA.
Uma vez que a implantação das três fases do ITIL esteja pronta, no final de 2011, o Banrisul vai fazer uma avaliação para a ISO 20.000, norma que rege gerenciamento de serviços. “O objetivo final é aumentar ao máximo a estabilidade dos serviços e produtos do banco”, resume Oliveira.