AGRO

BBF amplia conexão 4G com Vivo 5z6uw

Projeto conta com soluções de IoT e diferentes tipos de redes. 401m1y

23 de novembro de 2022 - 13:38
No Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados. Foto: Divulgação

No Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados. Foto: Divulgação

A Brasil BioFuels (BBF), empresa brasileira do setor de óleo de palma, anunciou um projeto com a operadora Vivo para ampliar a conectividade móvel da empresa e implantar soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).  

Conforme a companhia, a BBF será responsável pelo investimento e gestão do projeto e a Vivo, pela implantação e operacionalização de toda a infraestrutura. 

O projeto prevê cobertura 4G para uma área agrícola de 1,7 mil km² e inclui as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M) em sua infraestrutura, específicas para ar as aplicações em IoT.

Com as automações, a ideia é ter aplicações de rastreamento da frota logística mais modernas, bem como rastreamento da origem dos frutos, armazenamento de dados na nuvem e monitoramento climático.

Além disso, a expectativa é ganhar mais segurança no trabalho com uma comunicação interna e externa mais ágil.

“Com a parceria, vamos atuar em linha com os conceitos e as melhores práticas da Indústria 4.0, aumentando a automação dos nossos processos e gerando mais eficiência em nossas operações”, destaca Milton Steagall, presidente da BBF. 

O projeto também deve beneficiar os habitantes no entorno das operações da BBF, pois ampliará o o à internet em 11 municípios do Pará: Abaetetuba, Moju, Igarape-Miri, Acará, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Tailândia, Barcarena, Aurora do Pará, São Domingos do Capim e Bujaru. 

Até março de 2024, 23 torres com sinal 4G devem ser instaladas. A primeira será ativada na cidade de Acará, a cerca de 100 km da capital do estado, em dezembro deste ano.

No Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados, mais de 5 mil colaboradores diretos, além de usinas de beneficiamento.

“Este é um projeto inédito no mercado de agronegócio da região Norte do Brasil e de alta complexidade, tendo em vista as grandes dimensões e peculiaridades das operações da BBF na região”, avalia Steagall. 

Com operações no Norte do Brasil, a BBF é a maior produtora de óleo de palma da América Latina. Sua área cultivada supera 68 mil hectares e sua produção, 200 mil toneladas ao ano. A companhia conta com mais de 6 mil colaboradores diretos e 18 mil indiretos.

Totalizando cerca de R$ 1,5 bilhão em ativos, a infraestrutura da empresa compreende 38 usinas termelétricas, três unidades de esmagamento de palma, uma unidade de esmagamento de soja e uma indústria de biodiesel.

Já a Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional.

Com faturamento de R$ 44 bilhões, a empresa tem 99 milhões de os na rede móvel e é líder em telecomunicações no país. A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G, 3,2 mil municípios com 4,5G e cobre todas as capitais com 5G.

Leia mais 6z23s

JUSTIÇA

AGU moderniza Sapiens 4w6v1n

Há 912 dias
INDÚSTRIA

Grupo OCQ adota Oracle OTM Cloud 3ti3z

Há 912 dias
AROMA

Boticário lança fragrâncias digitais 4r1r16

Há 913 dias
MERCADO

Grupo Coutinho aposta em segurança com Fortinet 4fw2z

VAREJO

GPA migra para Google Cloud 7695m

CONECTIVIDADE

Itaú adota 5G da TIM em São Paulo 3cr2p