.jpeg?w=730)
No Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados. Foto: Divulgação
A Brasil BioFuels (BBF), empresa brasileira do setor de óleo de palma, anunciou um projeto com a operadora Vivo para ampliar a conectividade móvel da empresa e implantar soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
Conforme a companhia, a BBF será responsável pelo investimento e gestão do projeto e a Vivo, pela implantação e operacionalização de toda a infraestrutura.
O projeto prevê cobertura 4G para uma área agrícola de 1,7 mil km² e inclui as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M) em sua infraestrutura, específicas para ar as aplicações em IoT.
Com as automações, a ideia é ter aplicações de rastreamento da frota logística mais modernas, bem como rastreamento da origem dos frutos, armazenamento de dados na nuvem e monitoramento climático.
Além disso, a expectativa é ganhar mais segurança no trabalho com uma comunicação interna e externa mais ágil.
“Com a parceria, vamos atuar em linha com os conceitos e as melhores práticas da Indústria 4.0, aumentando a automação dos nossos processos e gerando mais eficiência em nossas operações”, destaca Milton Steagall, presidente da BBF.
O projeto também deve beneficiar os habitantes no entorno das operações da BBF, pois ampliará o o à internet em 11 municípios do Pará: Abaetetuba, Moju, Igarape-Miri, Acará, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Tailândia, Barcarena, Aurora do Pará, São Domingos do Capim e Bujaru.
Até março de 2024, 23 torres com sinal 4G devem ser instaladas. A primeira será ativada na cidade de Acará, a cerca de 100 km da capital do estado, em dezembro deste ano.
No Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados, mais de 5 mil colaboradores diretos, além de usinas de beneficiamento.
“Este é um projeto inédito no mercado de agronegócio da região Norte do Brasil e de alta complexidade, tendo em vista as grandes dimensões e peculiaridades das operações da BBF na região”, avalia Steagall.
Com operações no Norte do Brasil, a BBF é a maior produtora de óleo de palma da América Latina. Sua área cultivada supera 68 mil hectares e sua produção, 200 mil toneladas ao ano. A companhia conta com mais de 6 mil colaboradores diretos e 18 mil indiretos.
Totalizando cerca de R$ 1,5 bilhão em ativos, a infraestrutura da empresa compreende 38 usinas termelétricas, três unidades de esmagamento de palma, uma unidade de esmagamento de soja e uma indústria de biodiesel.
Já a Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional.
Com faturamento de R$ 44 bilhões, a empresa tem 99 milhões de os na rede móvel e é líder em telecomunicações no país. A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G, 3,2 mil municípios com 4,5G e cobre todas as capitais com 5G.