AROMA

Boticário lança fragrâncias digitais 4r1r16

Os famosos cheirinhos em revistas aram para o mundo digital. 6o2l24

22 de novembro de 2022 - 11:37
A solução é o primeiro equipamento digital com tela a transmitir cheiros no Brasil. Foto: Divulgação

A solução é o primeiro equipamento digital com tela a transmitir cheiros no Brasil. Foto: Divulgação

O Grupo Boticário, uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos, iniciou um projeto piloto com tablets capazes de emitir as fragrâncias de diferentes perfumes.

O equipamento é da Noar, uma empresa de São Paulo, que se denomina uma “digital scent tech”.

O dispositivo consegue armazenar 20 odores diferentes, fazendo até 100 disparos de cada um. 

A ideia do Boticário é substituir os famosos "cheirinhos" impressos em revistas, reduzindo custos com impressão e logística. A conta é que cada tablet pode economizar a impressão de até 4,8 quilos de papel, geralmente de alta qualidade.

A solução, construída pelos times de Pesquisa e Desenvolvimento do Boticário e a Noar, é o primeiro equipamento digital com tela a transmitir cheiros no Brasil, oferecendo a experiência por meio do método “jato seco”, que elimina qualquer tipo de resíduo ou gota que poderia restar no ar.

"Mesmo com iniciativas para amenizar o impacto do uso do papel que já temos em nossa companhia, precisávamos encontrar uma alternativa para os catálogos físicos, ferramentas de venda muito importantes para as nossas revendedoras. O dispositivo nos aproxima do primeiro de nossos Compromissos, que trata-se do mapeamento e solução de todo resíduo sólido gerado pela nossa cadeia”, afirma Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos.

Em junho, o Boticário também inovou tecnologicamente na sua área de beleza, quando anunciou a criação do batom inteligente: um aparelho capaz de aplicar o item de beleza automaticamente.

Segundo a companhia, a ideia é que o aparelho promova ibilidade para pessoas com deficiência (PCDs), por conseguir diferenciar os limites da boca, distinguindo a pele dos lábios e do rosto. 

Isso deve ser possível independente de tom de pele apenas acionando um botão. O dispositivo ainda está em desenvolvimento.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje conta com duas fábricas — em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA) —, além de quatro centros de distribuição. 

Presente em 15 países, a companhia é dona das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i.

São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada a maior do ramo de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1,7 mil cidades brasileiras.

Já a Noar foi fundada em 2020 por Claudia Galvão e investe em pesquisa e desenvolvimento para revolucionar a experiência digital, incluindo o olfato entre os sentidos que podem ser ados através desse meio. 

Galvão também fundou a Ananse Química, companhia focada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de auxiliares químicos para o segmento de cosméticos, home care e têxtil, principalmente fragrâncias e ativos microencapsulados. Atualmente, é CEO das duas empresas.

Leia mais 6z23s

E-COMMERCE

Grupo Boticário compra Dr. Jones 161v4w

Há 956 dias
MAQUIAGEM

Boticário cria batom inteligente 2s6n2d

Há 1072 dias
COSMÉTICOS

Grupo Boticário contrata em Portugal 196j33

Há 1089 dias
CAPACITAÇÃO

Grupo Boticário oferece curso com a Labenu 1f392

MERCADO

Grupo Coutinho aposta em segurança com Fortinet 4fw2z

CONECTIVIDADE

Itaú adota 5G da TIM em São Paulo 3cr2p