ELEIÇÕES 2014

Biometria falhou com 8,5% dos eleitores 61n63

Uso de reconhecimento via impressão digital gerou reclamações e atrasos de eleitores. 2j3f39

07 de outubro de 2014 - 10:38
Biometria teve problemas nas eleições. Foto: divulgação.

Biometria teve problemas nas eleições. Foto: divulgação.

2014 marcou pela primeira vez o uso em larga escala da biometria para identificação de eleitores durante as votações para presidente. Entretanto, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o experimento ficou longe do ideal, com atrasos e problemas durante o processo.

Segundo reportou o Valor, o uso de reconhecimento via impressão digital gerou reclamações e atrasos de eleitores, afetando cerca de 8,5% das 21,6 milhões de pessoas que estava cadastradas no novo modelo. O sistema foi usado em 764 municípios.

Para Dias Toffoli, os problemas representaram situações isoladas dentro do cenário geral das urnas eletrônicas. Segundo ele, o projeto que prevê o uso de biometria nas eleições seguirá em implantação. O Governo, contudo, não detalha quando isso estará disponível em todo o país.

"Esperava-se longas filas, que iriam até as 21h (em função da biometria) e isso não procedeu”, minimizou durante coletiva de imprensa para comentar a votação do primeiro turno, de acordo com informações da Agência Brasil.

De acordo com especialistas, o índice de erro foi considerado alto em relação ao considerado aceitável, que fica na casa de 1% a 2%. Questões como falso negativo, quando a digital não é reconhecida, ou falso positivo, quando há confusão no reconhecimento, não devem gerar erros de mais de 1%.

Parte dos problemas vem de fatores como falta de preparo dos mesários para lidar com os dispositivos de reconhecimento, que necessitam de constante limpeza, e educar os eleitores a usar outras opções de identificação caso falhe a biometria.

Conforme destaca o TSE, é possível fazer até oito tentativas de identificação biométrica do eleitor usando dedos diferentes. Se o processo não funcionar, ainda é possível votar apresentando um documento com foto.

Ainda em uso tímido no país, com experiências em caixas eletrônicos de bancos como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, controle de o a academias de ginástica, prédios comerciais e também em controles eletrônicos de ponto, a biometria ainda tem um longo caminho no Brasil.

Em todos esses momentos é comum usuários reclamarem de problemas de identificação. Segundo fontes do setor, problemas podem acontecer em razão dos equipamentos usados - aparelhos mais baratos podem dar mais problemas - e das configurações do sistema.

Leia mais 6z23s

TRE DE 25 ESTADOS

Oi transmite dados na apuração das eleições 4x2l6n

Há 4610 dias
QUIZ

G1 lança game eleitoral para Pelotas 48635j

Há 4594 dias
MUDANÇAS

Congresso: internet liberada nas eleições? 69292i

Há 4370 dias
SINDICALISMO

Eleições deixam tudo igual no Sindppd-RS j3k22

MONITORAMENTO

E.life quer faturar nas eleições 5k456c

CROWDFUNDING

App quer apuração paralela nas eleições 496z47

MAIOR FINANCIADORA

JBS: R$ 11 milhões nas Eleições 2014 643k

PROPOSTAS

TI terá voz única nas eleições 6r4f8

ELEIÇÕES 2014

Aécio: hora de tirar o time de campo? 2j5g5f

VOTO

Eleições: 40 apps e mais de 250 mil s 371d1o