
Fernando Godeghesi. Foto: Divulgação
A Birlasoft, uma companhia indiana de serviços de TI, acaba de contratar Fernando Godeghesi para liderar a sua área de bancos, serviços financeiros e seguradoras no Brasil.
Godeghesi é um executivo experiente nesse segmento, no qual atua desde 2000, tendo ado por cargos de diretoria na área de vendas dos principais fornecedores do setor, como IBM, Capgemini, NTT Data e Stefanini.
O profissional atuou em projetos no Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
“Já estamos atentos para incluir a Birlasoft em projetos em grandes clientes do setor para já consolidar a imagem da companhia como uma parceira forte no segmento”, explica Godeghesi.
Godeghesi tem trabalho pela frente, porque a Birlasoft é uma empresa para lá de discreta no Brasil.
Hoje com 120 funcionários no país, o histórico da empresa envolve uma certa dose de vai e vem de aquisições entre players médios de tecnologia na Índia.
A história começa em 2013, quando a KPTI, uma grande provedora de tecnologia para a indústria automotiva, comprou a compatriota Systime, que atuava principalmente com o ERP JD Edwards da Oracle.
Tanto a Systime quanto a KPTI tinham presença no Brasil. No caso da KPTI, há menos de um ano.
Anos depois, em 2019, a KPTI fechou um nova fusão, desta vez com a Birlasoft, gerando duas empresas, uma focada no negócio automotivo, e a segunda em serviços de software empresarial, a atual Birlasoft.
A Birlasoft não chega a jogar no mesmo time de gigantes indianas como TCS ou Wipro, mas também não é uma empresa pequena. Ao todo, são 12 mil profissionais. A receita em 2021 ficou em US$ 479 milhões.