Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Marco Antonio Raupp. Foto: divulgação.
O Governo Federal anunciou um projeto para conectar via estrutura óptica, as secretarias de ciência e tecnologia dos 27 estados do país.
A informação foi divulgada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, nesta quarta-feira, 05.
Segundo informações da Agência Brasil, os sistemas são interligados pela rede Ipê, insfraestrutura voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa.
A iniciativa busca ampliar a comunicação entre as pastas, inserir os gestores regionais na elaboração de políticas federais e reduzir custos de reuniões e viagens.
A plataforma servirá para trazer velocidade na transmissão de dados, possibilitando reuniões por videoconferência e outros recursos de comunicação online.
A Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação é resultado de projeto conjunto do MCTI com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), sob coordenação da RNP, organização social supervisionada pelo ministério.
“Essa plataforma é importante como símbolo de uma iniciativa que tomamos com bastante força, em conjunção com todas as secretarias, com vista a implantarmos uma política de Estado para ciência e tecnologia”, disse Raupp.
Já o presidente do Consecti, Odenildo Sena, enfatizou o tempo de amadurecimento do projeto.
“Houve percalços ao longo desses dez anos em que nós construímos essa parceria com o MCTI e seus institutos, mas nos demos conta de que o compartilhamento é fundamental para fazer a ciência avançar no Brasil”, disse.