APORTES

Brasil volta a exigir visto para americanos 256u13

Regra é válida para cidadãos dos EUA, Canadá e também da Austrália. 5t4y5y

09 de abril de 2025 - 13:02
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Entrará em vigor, a partir desta quinta-feira, 10, a exigência de visto para entrada no Brasil de cidadãos norte-americanos (EUA), canadenses e australianos.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, irá aplicar o princípio da reciprocidade, já que nesses três países não há isenção de visto para a entrada de brasileiros.

A medida, tomada pelo governo Lula em maio de 2023, deveria ter entrado em vigor no dia 10 de janeiro de 2024, mas vem sendo postergada devido a pressões no Congresso.

Inclusive, há um projeto de lei no Senado para suspender a exigência, de autoria da oposição ao governo — proposto por Carlos Portilho (PL-RJ) e com relatoria de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) —, porém ainda não apreciado pela Câmara dos Deputados.

O princípio da reciprocidade já era aplicado nos primeiros governos Lula e Dilma Rousseff, mas, em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto com a dispensa unilateral da exigência de vistos para esses países, incluindo o Japão.

O governo brasileiro mantém tratativas de negociação com os EUA e demais países para a isenção de vistos, mas, até o momento, apenas com o Japão foi firmado um acordo de isenção recíproca, que entrou em vigor em 30 de setembro de 2023.

Com a volta dos vistos, os viajantes desses países que chegam ao Brasil por via aérea, marítima ou terrestre devem solicitar o visto online, por meio do site eVisa. A taxa é de US$ 80,90, o equivalente a R$ 479. A entrada no país não poderá exceder 90 dias.

Leia mais 6z23s

POLÍTICA

Musk com os dias contados no governo dos EUA? e193i

Há 50 dias
ORIENTE

Será que a China já lidera a revolução da IA? 3a4r1w

Há 57 dias
BYE BYE

Brasil vê fuga de cérebros aumentar 5h5g71

Há 91 dias
FARPAS

Trump processa Moraes por censura ilegal 683y1d

BLUSINHAS

EUA bloqueia compras da China 2w6e5z