.jpg?w=730)
Foto: Pexels
O brasileiro está abrindo cada vez mais contas em bancos digitais. O número de contas por habitante ou de 2,1, em 2019, para 3,9 no ano ado.
É o que aponta um levantamento da Idwall, startup especializada em soluções de onboarding digital, em parceria com a Cantarino Brasileiro.
Ao todo, existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, o que supera o número de habitantes do país, hoje estimado em 210 milhões.
Pelo menos 115 milhões delas foram abertas entre janeiro e setembro de 2021. A porcentagem de pessoas que possuem ao menos uma conta em bancos digitais é de 60%.
O Ranking de Onboarding Digital 2021 entrevistou mais de 2 mil usuários entre 17 de novembro e 13 de dezembro de 2021.
De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados têm sua conta principal em um banco digital.
O levantamento demonstra que, quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais contas o indivíduo tende a abrir.
O comportamento é ainda mais presente na faixa etária entre 20 e 30 anos, que costumam abrir mais contas em bancos digitais.
O Nubank é a instituição mais utilizada. Já a melhor carteira digital foi a do Piay seguida pela da PayPal, à frente do Itaú, do Banco do Brasil e do Bradesco. Já o Mercado Pago está em sétimo lugar ao superar o Santander.
Segundo Felipe Penido, head de inteligência da Idwall, 2021 teve em média 400 mil contas digitais abertas por dia, mais que todo o ano de 2016.
O comportamento foi impulsionado pela pandemia e segundo Penido a tendência é que os números continuem crescendo.
“O aumento da concorrência no setor incentiva os usuários a buscar produtos em diferentes bancos e encontrar melhores condições em comparação a sua instituição de origem”, explica Penido.
Criada em 2016, a Idwall atua na automatização de processos de cadastro e prevenção de fraudes por meio de ferramentas como Background Check, OCR de documentos, Face Match e o app de identidade digital MeuID.
A startup foi fundada por Raphael Melo e Lincoln Ando, ex-desenvolvedores do Banco Original.
Em cinco anos, a empresa já recebeu mais de R$ 260 milhões em investimentos e possui um portfólio com clientes como Ifood, Loggi, Quinto Andar, OLX, Movida, BTG Pactual e Sicredi.