
A centralização da terceirização de serviços em poucos fornecedores – o chamado bundled outsourcing – pode gerar, para as empresas usuárias, uma redução de custos de 10% a 20%, e, em termos operacionais, de 10% a 40%.
É o que indica uma pesquisa encomendada pela Accenture à London School od Economics and Political Science, que analisou 750 companhias, das quais foram avaliados 320 contratos de consultoria.
Ainda segundo o levantamento, as empresas entrevistadas reportaram benefícios nos serviços compartilhados em 50% dos casos.
Redução de custos, alavancagem do investimento em infraestrutura, compartilhamento das melhores práticas, reposta rápida à mudança e benefícios decorrentes da integração de processos foram outras vantagens apontadas pelas companhias com o bunlded outsourcing.
“Os ganhos vão além da redução de custos: estão também nas oportunidades de mais resultados ao alinhar o outsourcing com as estratégias de negócios e o cumprimento das medidas regulatórias”, afirma Ruben Gallego, responsável pela área de Outsourcing da Accenture.
Conforme o executivo, há diversos cenários possíveis de bundled outsourcing dentro de uma organização, com modelos que garante, por exemplo, a consolidação de compras, finanças e contabilidade, recursos humanos, treinamento, além das funções de TI.
“O bundled outsourcing de infraestrutura e aplicações de TI pode não atingir o mesmo ganho que os modelos mencionados anteriormente”, destaca Gallego. “No entanto, alavanca eficiências de gerenciamento e redução de custos, demonstrado pelos altos índices de adoção obtidos na pesquisa”, finaliza.