
O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e, dois meses depois, atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais. Foto: Depositphotos
O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial generativa que foi a maior sensação dos últimos meses, registrou o primeiro declínio em tráfego desde seu lançamento, com queda de 9,7% em junho.
Conforme a empresa Similarweb, a quantidade de visitantes únicos e a quantidade de tempo ada no site também diminuíram em comparação com o mês de maio, registrando uma queda de 5,7% e 8,5%, respectivamente.
De acordo com a Reuters, o pico de s do chatbot foi em 31 de maio, quando a plataforma chegou a registrar cerca de 530 mil s por semana.
O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e, dois meses depois, atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais.
Mesmo com a queda, a plataforma da OpenAI ainda atrai mais visitantes do que o Bing, mecanismo de pesquisa da Microsoft, ou o Character.AI, segundo site de chatbot autônomo de IA mais popular. Neste último, a queda na quantidade de visitantes foi de 32%.
O Bard, ferramenta de chatbot do Google, ainda não chegou a alcançar 500 mil visitantes mensais.
Segundo David Carr, gerente sênior de insights da Similarweb, a diminuição do tráfego pode ser um sinal que a novidade do chatbot está acabando.
Já Rishi Jaluria, analista da RBC Capital Markets, acredita que a queda pode estar relacionada a uma maior demanda por IAs generativas com informações em tempo real.
Para a Reuters, Sam Altman, executivo-chefe da OpenAI, disse que a desaceleração pode ajudar no controle de custo de execução do ChatGPT, que requer um grande poder de computação para responder a consultas.