
Cristiano Chaussard. Foto: Divulgação.
Cristiano Chaussard, sócio da Flexy Negócios Digitais, de Florianópolis, é o novo diretor regional da Associação Brasileira de E-commerce (ABComm) em Santa Catarina. O executivo terá a função de fortalecer o e-commerce no estado e defender pleitos das empresas no poder público.
Com 12 anos de experiência, Chaussard é, também, diretor de expansão e associados da ADVB-SC. O profissional leciona sobre marketing e comércio online na pós-graduação da Universidade Estácio de Sá.
Ele é pós-graduado em Tecnologia pela USP, tem MBA em Gestão do Conhecimento e Inovação pela mesma instituição e é pós-graduando em Marketing Estratégico pela ESPM.
A ABComm tem 3,5 mil empresas associadas, responsáveis pela geração de 80 mil postos de trabalho diretos e 500 mil indiretos no Brasil.
Em maio do ano ado, entrou em vigor a nova lei do comércio online, que adequou normas do Código do Consumidor. Porém, a legislação causou polêmica em alguns pontos como a logística reversa e a devolução de produtos puramente digitais.
“Hoje temos leis absurdas que penalizam o lojista virtual. Como um projeto que exige devolução em dobro do valor do produto em caso de atrasos na entrega”, afirma Chaussard.
Dessa forma, o novo diretor pretende reivindicar contra algumas questões que têm prejudicado o trabalho do setor.
A expectativa é que esse segmento movimente R$ 39,5 bilhões em 2014. Esse valor representa um crescimento de 27% se comparado a 2013, em que o setor registrou um faturamento de R$ 31,11 bilhões.
De acordo com a instituição, 2013 encerrou com 53 milhões de e-consumidores.
As categorias moda e órios, eletrodomésticos, saúde e beleza, eletrônicos e informática foram as mais compradas.