.jpg?w=730)
Uma das provas patrocinadas pela Ademicon no BBB24. Foto: Reproducao/TVGlobo.
A Ademicon, a de consórcios com sede em Curitiba, migrou para a nuvem da Amazon Web Services (AWS) e segue modernizando suas aplicações com a Gotobiz, spin-off das Empresas Processor focada em serviços e soluções de cloud.
Como a companhia é patrocinadora do Big Brother Brasil, um dos programas de maior audiência da televisão brasileira, precisa ter uma elasticidade muito grande para ar milhões de os simultâneos em ações de como provas do líder, por exemplo.
“Isso é possível através de recursos computacionais de nuvem. As aplicações modernas atendem milhões de requisições, têm uma disponibilidade alta, escalam. Unindo os times da Ademicon com os da Gotobiz e da AWS, a gente conseguiu fazer essa jornada do on-premise para a cloud utilizando todos os recursos que as aplicações antigas não nos trazem”, conta Felipe Pires, gerente de pré-vendas na Gotobiz.
Em uma relação que já dura quatro anos, a infraestrutura de TI da Ademicon ganhou 10 vezes mais poder de expansão, com disponibilidade de quase 100% da rede. Anteriormente, a indisponibilidade era de 25%.
Pires destaca que modernizar aplicações faz parte de uma jornada, não acontece do dia para a noite para empresas estabilizadas no mercado.
“Saindo de um ambiente que é totalmente local, eu tenho que olhar quais as aplicações, quais os sistemas que estão aptos a ser migrados e colocar tecnologia de nuvem dentro dessas aplicações. Quando a gente olha para a jornada, ela tem que ser cadenciada, muito bem pensada e aliada com o negócio”, explica.
Primeiro, o gerente conta que a Gotobiz faz uma análise para entender se aquela aplicação pode ser modernizada, quanto tempo vai levar e se a recompra de algum software será necessária. Isso é feito junto às áreas de negócio e aliado ao planejamento estratégico das companhias.
“No modelo on-premise, eu estou preocupado com a luz, com o ar-condicionado, com as equipes que vão operar. Já uma aplicação moderna foca no negócio. Se eu tenho serviços prontos, como container, serviços gerenciados, não estou mais pensando nessa questão operacional, mas sim em como aquela aplicação está conectada com o meu negócio”, destaca Pires.
Com o foco muito mais no objetivo de consumo do cliente, entra o gerenciamento da nuvem. Para isso, a Gotobiz tem uma plataforma com inteligência artificial que emite recomendações de segurança e ajuda a otimizar os custos investidos.
“Muitas vezes, a gente escuta empresas falando de projetos que falham porque são tratados como custo. Quando vamos para um aplicativo moderno, estamos falando de investimento porque conseguimos atingir altos níveis de eficiência operacional”, destaca Pires.
Segundo o gerente, os benefícios para o negócio são enormes, possibilitando aumentar a agilidade de lançamentos de novos produtos e ampliar a capacidade.
“Na prática, uma aplicação moderna habilita a transformação digital. Com ela, conseguimos jogar o jogo que o mercado está jogando. Anos atrás, ter uma inteligência artificial dentro de simples data centers não era possível, a gente não conseguia ter o poder computacional que temos hoje”, destaca Pires.
As soluções Gotobiz para modernização de aplicações AWS foram apresentadas no South Summit, evento global realizado em Porto Alegre na última semana.
*A cobertura do Baguete no South Summit tem o apoio das Empresas Processor.