.jpeg?w=730)
Quando acionada, a tecla dá o a um chatbot semelhante ao ChatGPT. Foto: Divulgação
A Microsoft anunciou que vai adicionar uma tecla específica para inteligência artificial em seus dispositivos com Windows 11, que irá acionar o Copilot, IA da companhia.
Segundo a empresa, a introdução da tecla marca a primeira mudança significativa no teclado do Windows PC em quase 30 anos.
"Acreditamos que isso capacitará as pessoas a participarem mais facilmente na transformação da IA. A tecla Copilot se junta à tecla Windows como parte central do teclado do PC e, quando pressionada, a invocará a experiência do Copilot no Windows para facilitar o envolvimento do Copilot no seu dia a dia", detalha a Microsoft em nota.
Conforme o The Verge, a tecla irá substituir a de menu e será inserida próxima à tecla Alt do lado direito da maioria dos teclados — o mesmo local onde a Microsoft adicionou uma tecla Office em 2019.
Quando acionada, a tecla dá o a um chatbot semelhante ao ChatGPT.
O avanço da Microsoft em IA generativa vem muito do investimento feito na OpenAI, criadora do ChatGPT, em janeiro de 2023. Na ocasião, as especulações eram que a big tech investiria cerca de US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 51,7 bilhões) na startup.
A Microsoft foi criada em 1975, tem negócios em 190 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A companhia está no Brasil há 34 anos, com sede em São Paulo.