BIOMETRIA

Congonhas testa embarque com reconhecimento facial 1k294z

Com testes já iniciados no Rio de Janeiro, projeto é o primeiro do mundo em uma ponte aérea. 1r3p40

17 de junho de 2021 - 15:34
Tecnologia é das empresas de TI Digicon, IDEMIA e Azul/Pacer. Foto: divulgação.

Tecnologia é das empresas de TI Digicon, IDEMIA e Azul/Pacer. Foto: divulgação.

O Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo, está testando o projeto-piloto do Governo Federal para embarque aéreo com uso de reconhecimento facial desde a última terça-feira, 15.

Denominado Embarque +Seguro 100% Digital, o projeto foi desenvolvido pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do governo, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra) e está sendo testado com ageiros voluntários da companhia Azul Linhas Aéreas.

A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas de TI Digicon, IDEMIA e Azul/Pacer e asseguram o e dos equipamentos necessários para facilitar o embarque. O projeto também tem o apoio da Infraero.

No momento do check-in no aeroporto, o ageiro recebe uma mensagem, no celular, solicitando autorização para o registro de uma foto. Com o consentimento, o atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica do ageiro, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

A partir da validação, o ageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave ando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.

Congonhas é o quinto aeroporto brasileiro a participar do teste, que já aconteceu nos terminais de Florianópolis, Salvador, Santos Dumont (no Rio de Janeiro) e Belo Horizonte.

Pela primeira vez no mundo, os ageiros de uma ponte aérea, neste caso entre São Paulo e Rio de Janeiro, participam do teste simultâneo com reconhecimento facial de ponta a ponta.

Ao longo do dia, ageiros da Azul que forem se deslocar entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont serão convidados a experimentar a tecnologia de reconhecimento biométrico facial para ar as áreas de embarque e as aeronaves nos dois terminais.

Em atividade há mais de 60 anos, a ponte aérea Rio-São Paulo está entre as quatro mais movimentadas do planeta, com uma média de 104 voos por dia e mais de 26,5 mil ageiros diários em tempos normais. Seus 380 km são percorridos em cerca de 45 minutos. 

No projeto-piloto, são medidos indicadores como redução no tempo em filas, no o à sala de embarque e à aeronave, além dos custos de operação. 

“O projeto inovador do Governo Federal permite que os viajantes desfrutem de uma experiência mais tranquila, segura e confortável no processo de embarque e coloca o Brasil na vanguarda desse movimento de transformação digital”, afirma Rodrigo Costa, diretor de desenvolvimento de negócios para public security & identity da IDEMIA Latam.

Após a sua aprovação, o Governo Federal avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos brasileiros.

“Caminhamos para um embarque biométrico totalmente seguro em todos os aeroportos do país. Além de a medida ser segura do ponto de vista sanitário, ao dispensar o manuseio de papéis durante a pandemia, garante a proteção total dos dados dos usuários, pois o Embarque + Seguro 100% Digital atende a todos os preceitos da LGPD”, afirma Marcelo Sampaio, secretário-executivo do MInfra.

Segundo a mais recente Pesquisa Global de ageiros da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 70% dos entrevistados estão dispostos a compartilhar a sua biometria para sua identificação durante a jornada de embarque.

Leia mais 6z23s

CÂMERAS

Camerite recebe aporte de R$ 15 milhões 5g3m6

Há 1442 dias
DÍVIDA

Golpe usa biometria facial para financiar carros 514sr

Há 1448 dias
VAREJO

Super Muffato tem pagamento por biometria facial k6v62

Há 1451 dias
AGRO

T4Agro: reconhecimento facial com Microsoft Azure 4d4d3v

ARRUMAÇÃO

Unico: time para tudo para resolver ineficiências 6q1o1i

RH

Hypera Pharma agiliza issões com Unico 69312