POUCA COISA

Copa deve gerar PIB adicional de 0,4% 3m143y

Avaliação é a da estudo agência de classificação de risco Moody’s.  534n5h

01 de abril de 2014 - 13:37
Um evento de sucesso pode melhorar a imagem do país. Foto: Adidas.

Um evento de sucesso pode melhorar a imagem do país. Foto: Adidas.

Os jogos da Copa do Mundo irão gerar um PIB adicional de0,4% para o Brasil em um período de dez anos de acordo com estudo da Moody’s, agência de classificação de risco. 

Mesmo que os gastos com o evento sejam questionados pela a população por estarem próximos aos R$ 28 bilhões, a análise mostra que os investimentos com infraestrutura representam 0,7% do total planejado pelo Brasil entre 2010 e 2014. 

"A economia brasileira é muito grande e, como a duração da Copa do Mundo é limitada e os investimentos estão ocorrendo em determinadas cidades ou estados, o impacto não será tão grande", destacou para o Valor Bárbara Mattos, analista da agência.

Além disso, a Moody’s defende no estudo que um mundial bem-sucedido poderia melhorar a imagem do Brasil com os outros países e que as manifestações de rua durante os jogos ou a não conclusão das obras podem manchar essa mesma reputação. 

Em março, o Tribunal de Contas da União revelou que a quantidade de obras e projetos entregues do chamado legado que o mundial deixaria para o Brasil não atinge os 50%. 

Uma prova disso é que a Matriz de Responsabilidades, que cita as áreas prioritárias de infraestrutura nas 12 cidades, teve a lista de obras reduzida. Por exemplo, do 51 projetos de mobilidade apresentado no início do planejamento, apenas 35 estão na relação. 

Sem contar as obras que os governos já desistiram e foram retiradas do documento, 56,2% das construções de mobilidade urbana estão em execução.

Leia mais 6z23s

OI

Sorteio da Copa gerou 3TB de dados 5e5q4c

Há 4185 dias
CONTRATO

Agora Telecom puxa TI da segurança na Copa 1i1z31

Há 4142 dias
FALTA DINHEIRO

Copa em Porto Alegre corre risco? 29y20

Há 4118 dias
EM FLORIPA

Oi conecta imprensa em seminário da FIFA 6d733p

COPA DO MUNDO

Telebras investe só 38% do prometido para Copa 2p701o

CONTROLE DE O

Digicon: catracas para o novo Beira-Rio 636q60

VERSÕES

Porto Alegre: happy ou unhappy? i2z2h