CIBERSEGURANÇA

Cosan monitora ambientes com Orca Security 512l2r

Implantação da paulista Netglobe deve ser concluída ainda em outubro. 197349

15 de outubro de 2024 - 18:54
Grupo é dono das empresas Raízen, Comgás, Moove, Rumo Logística e Com. Foto: divulgação.

Grupo é dono das empresas Raízen, Comgás, Moove, Rumo Logística e Com. Foto: divulgação.

A Cosan, empresa que atua nos setores de energia, óleo e gás, agronegócio e mineração,  implementou a solução da Orca Security, especializada em proteção na nuvem sem a necessidade de agentes, com a Netglobe Cyber Security, integradora paulista especializada em cibersegurança.

Segundo a companhia, o objetivo principal com a plataforma AI Cloud Security é obter visibilidade dos ambientes de nuvem. A ferramenta, que deve ter a instalação concluída ainda em outubro, será gerenciada pela equipe de segurança da Cosan.

Para isso, a solução foi adaptada às necessidades e ao ambiente de alta complexidade da Cosan. A ideia é calcular com exatidão as configurações ideais da nuvem, simplificar a operação e aliviar as cargas de trabalho diárias das equipes.

A Cosan lida constantemente com a expansão de suas nuvens. Quanto mais complexo o ambiente, maior o volume de competências técnicas necessárias para a operação do sistema, bem como a quantidade de alertas de possíveis ataques.

Com a inteligência artificial embarcada na solução, é possível reconhecer e priorizar alertas e ameaças de segurança que realmente indiquem perigo por meio de uma compreensão detalhada dos riscos para a nuvem da empresa.

“Com o AI Cloud Security, ganhamos visibilidade, aumentaremos nossa capacidade de defesa e prevenção de ataques em escala, apoiando-nos na priorização com viés de risco do que é relevante atuar", relata Thiago Kysyk, gerente de segurança da informação e arquitetura de cyber da Cosan.

A Netglobe atua há mais de 20 anos no mercado de segurança de TI e cibersegurança com mitigações em ambientes de risco e aplicações de Pentest. Entre seus clientes, estão empresas como Seara, DASA e Fleury. 

Já a Orca Security é pioneira em segurança de nuvem sem agente, com sua solução patenteada SideScanning e o Modelo de Dados Unificado.

Com escritórios em países como Estados Unidos, Israel e Reino Unido, a companhia abriu recentemente um data center no Brasil em parceria com a Amazon Web Services (AWS). Sua plataforma de segurança em nuvem se conecta à provedora e fornece cobertura para todos os ativos de nuvem.

A Cosan, por sua vez, é uma das maiores corporações brasileiras, com atuação diversificada em setores como energia, infraestrutura, logística e agronegócio. Fundada em 1936, a empresa começou em Piracicaba, São Paulo, e hoje tem operações globais.

Fazem parte do grupo a Raízen, uma t venture que atua na produção e distribuição de etanol, açúcar e bioenergia; a Comgás, uma das maiores distribuidoras de gás natural do Brasil; a Moove, do setor de lubrificantes, responsável por marcas como a Móbil no Brasil; a Rumo Logística, maior empresa de logística ferroviária do Brasil; e a Com, que atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no país.

A Cosan é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Seu faturamento consolidado foi de R$ 163,2 bilhões no ano fiscal de 2023.

Leia mais 6z23s

SERVIDOR

Secretaria de Governo Digital SP tem novo diretor de cibersegurança 4w3u1s

Há 238 dias
FUTURO

Cibersegurança sem formação profissional? 573l3n

Há 241 dias
CIBERSEGURANÇA

Netglobe tem novo head de segurança gerenciada 72246y

Há 242 dias
VIGILÂNCIA

Limeira investe em segurança pública com Dahua 3h6910

M&A

Falconi está por trás de nova empresa de cibersegurança 3d3d3j

SEGURANÇA

Aurora aprimora cibersegurança com CrowdStrike 6eq3d