POLOS

Curitiba, o Vale do Silício brasileiro? 3845t

Na visão de analistas da KPMG, capital paranaense está despontando com o Vale do Pinhão. 4c3j5j

16 de outubro de 2019 - 16:33
Vale do Pinhão busca consolidar e ampliar o movimento de inovação que Curitiba estabeleceu nos últimos anos. Foto: Divulgação.

Vale do Pinhão busca consolidar e ampliar o movimento de inovação que Curitiba estabeleceu nos últimos anos. Foto: Divulgação.

Sempre que falamos sobre tecnologia e novas tendências, remetemo-nos ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. Trata-se de uma região de referência para as grandes empresas do ramo onde elas trocam ideias e mantêm um espaço de inovação e de tecnologia da informação. Porém, outras regiões têm investido em espaços para reunir as principais startups, buscando alavancar e promover esse tipo de empreendedorismo. Aqui no Brasil, temos o Vale do Pinhão, localizada na capital paranaense, que busca consolidar e ampliar o movimento de inovação que Curitiba estabeleceu nos últimos anos.

A cidade de Curitiba, com seu histórico e vanguarda de inovação, tem atraído diversas startups e mão-de-obra de fora, principalmente, por causa das possibilidades criadas pela região, em conjunto com a criação do Vale do Pinhão. O Movimento 100 Open Startup, que avalia a atratividade dessas empresas para grandes instituições, posicionou a capital paranaense como uma das mais importantes. O levantamento revela que há dez microempresas sediadas na cidade que estão entre as mais relevantes do Brasil dentro do perfil de startups. A mais bem colocada, por exemplo, tem o foco total na realidade aumentada e virtual da indústria 4.0, além do propósito de resolver problemas de maquinários no chão das fábricas.

Esse boom dá-se por diversos motivos, entre eles, o ecossistema local e o fato de as pessoas estarem buscando inovação por meio de tecnologia e gerando novos negócios. Todos eles somados acabaram tornando a cidade de Curitiba em uma referência em tecnologia no Brasil. Mesmo enfrentando algumas dificuldades por fatores que fogem da alçada da sociedade, Curitiba concentra cerca de 57% das startups do estado do Paraná, trocando informações, agregando conhecimento e trabalhando em prol do desenvolvimento local. Além das universidades e a própria iniciativa privada, por meio de grandes corporações locais e empreendedores que buscam constantemente estabelecer novos negócios inovadores. 

Outro ponto que precisa ser destacado é o incentivo da prefeitura municipal que realiza um projeto de pesquisa e inovação para as empresas de tecnologia localizadas na capital. As companhias enquadradas nesse programa recebem benefício fiscal com a redução de alíquota de Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%. É uma forma de incentivar as startups a se instalarem na cidade. Vale ressaltar que o governo também estabeleceu um incentivo estadual para empresas que promovem a expansão de seus negócios no estado. Esse é um projeto que faz parte do Programa Paraná Competitivo.

Além desses benefícios, Curitiba também possui um parque tecnológico que integra o Vale do Pinhão. Esse ecossistema de inovação composto basicamente por universidades, aceleradoras e startups visa aos avanços na área de inovação para agregar melhorias à qualidade de vida dos cidadãos e gerar eficiência nas operações urbanas. Esse é outro ponto benéfico para as startups migrarem para Curitiba, pois a troca de informação é fundamental para o crescimento.

Manter os interesses das startups em continuar no Vale do Pinhão é primordial para o crescimento e investimento dos empreendedores na região. Quanto mais benefícios essas empresas angariarem, mais o espaço receberá uma diversidade de companhias. Somando essas duas ações, podemos ter, em questão de comparação, um verdadeiro Vale do Silício brasileiro.

*Por João Panceri, sócio da KPMG responsável pelo estado do Paraná e de clientes e mercados da região Sul e Aldo Macri, sócio-diretor da KPMG responsável por clientes e mercados da região Sul.

Leia mais 6z23s

CONVERSAS

FIL tem chatbot com W5 Solutions 4y3w31

Há 2053 dias
TRÈS BIEN

Feevale leva prêmio da Renault 23671t

Há 2055 dias
REVITALIZAÇÃO

Curitiba tem novo polo de startups 62256b

Há 2076 dias
OPÇÕES

Latam tem mais voos no Paraná 4d5326

PARCERIA

Renault abre laboratório na Universidade Positivo b2b3j

STARTUP

Inventsys vence desafio da Bosch 1w4xb

GESTÃO

LTSConsulting é nova parceira SAP em Curitiba 6i26m

EXPORTAÇÃO

Berneck usa Pipefy para agilizar vendas 5hg70

MOBILIDADE

Estudantes da Feevale vencem desafio da Renault 5w4co

PRODUTOS

Peralles, ex-Zup, vai para a Sage 55v1d