.png?w=730)
A CVC afirma ser o maior grupo de viagens da América Latina, com marcas no Brasil, Argentina e Estados Unidos (Foto: Divulgação)
A CVC, uma das maiores operadoras de viagens do Brasil, adotou soluções da Zenvia, companhia de plataforma de comunicação e serviços móveis, para enviar diferentes tipos de mensagens aos seus clientes.
As ferramentas adquiridas incluem SMS, Rich Communication Services (RCS), WhatsApp e chatbot.
O SMS, identificado pela solução de segurança Trusted SMS ou SMS Verificado, foi adotado para comunicados importantes. Já o RCS e o WhatsApp funcionam como canais exclusivos para ofertas.
Com as ferramentas, a CVC a a atuar com a multicanalidade e a omnicanalidade. Dessa forma, o cliente pode receber uma mensagem de SMS, mas terminar a negociação pelo WhatsApp da loja.
“Temos muitos dados e informações dos nossos clientes. Usamos tudo isso a nosso favor para que nossos disparos sejam assertivos e entreguem algo que capture a atenção deles. Utilizar dados com inteligência é primordial para encantá-los e não saturá-los com comunicações aleatórias”, pondera Walter Arruda, gerente de CRM da CVC.
Para melhorar a performance dos canais, o time de ciência de dados da empresa tem construído motores de recomendação.
Antes da implementação, as ações promocionais da CVC eram feitas apenas por app push e e-mail marketing.
“O cenário era muito para o potencial da marca. Precisávamos de outras ferramentas para tornar a estratégia de comunicação mais eficiente. Tínhamos o desafio de implantar novos canais em pouco tempo e a empresa cumpriu o prazo, oferecendo as soluções necessárias para os nossos objetivos”, explica Arruda.
Com a nova plataforma, o volume de disparos de SMS aumentou 10 vezes e as campanhas aram a atingir 60% dos contatos da base do CRM. Antes, elas só chegavam a 5% do total.
Fundada em 1972, a CVC tem sede em São Paulo e lista mais de 4 mil funcionários em seu LinkedIn. A empresa afirma ser o maior grupo de viagens da América Latina, com marcas no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
Ao longo de 2021, a CVC investiu R$ 134 milhões em digitalização, o maior valor já desembolsado pela companhia em um único ano. A cifra deve ser incrementada em 20% neste ano.
Já a Zenvia foi fundada em 2000, em Porto Alegre, por Cássio Bobsin, então um jovem de 20 e poucos anos.
A empresa possui mais de 11 mil clientes e fechou o ano ado com uma receita líquida de R$ 612,3 milhões, alta de 42,5% frente aos resultados de 2020.