
Danone é conhecida pelos seus iogurtes. Foto: Depositphotos.
A Danone evitou jogar fora 65 toneladas de iogurte em um período de 12 semanas, graças a plataforma de tecnologia da Gooxxy, uma startup de São Paulo.
Em nota, as empresas falam em uso de inteligência artificial (o termo, como vocês sabem, está até na sopa), sem dar maiores detalhes de como isso funciona na prática.
O que está bem explicado é que a Gooxxy dá um jeito de saber onde tem algum produto perto de vencer e precisar ser jogado fora por algum grande varejista.
A companhia então consegue vender o produto para varejistas menores, que o oferecem com preços promocionais.
No caso, ao longo de um projeto piloto de 12 semanas a Gooxxy “recolocou” 11,9 mil itens, o equivalente a 65 toneladas de alimentos, em pequenos varejos do Estado de São Paulo e Minas Gerais.
(Um exemplo para fins de orientação: uma bandeja com oito danoninhos, que esse repórter gostava de comer quando era criança, custa cerca de R$ 9 no varejo).
Na nota, a Danone fala em “economia circular”, “redução da pegada de carbono” e outros termos chave dos programas de responsabilidade social corporativa de hoje em dia.
“A parceria com a Gooxxy está perfeitamente alinhada com as metas globais de circularidade da Danone, que visam alcançar um portfólio 100% reciclável e reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030”, reforça Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.
A Gooxxy abre um pouco mais o jogo, destacando que, afinal, a solução também gera uma fonte de receita adicional.
“Esta colaboração não apenas promove a sustentabilidade, mas também traz um impacto financeiro relevante para pequenos varejistas e para o setor como um todo. A nossa solução proporciona uma maneira eficaz de gerar receita adicional e reduzir perdas, ajudando a fortalecer a cadeia produtiva e o consumo consciente," afirma Vinicius Alves Abrahão, CEO da Gooxxy.
No seu site, a Gooxxy aprofunda um pouco mais o modelo de negócio, comparando os custos de jogar produtos fora (armazenagem, descarte, frete) versus o ganho da recolocação.
Desde a fundação, em 2018, a Gooxxy afirma ter gerado um “apoio comercial” de mais de R$ 1 bilhão a grandes, médios e pequenos varejistas, atuando com grandes marcas como Nestlé, Mondelez, Vigor, Ifood, Facily, BRF, Swift e Unilever.
PROGRAMA
A Gooxxy e a Danone foram apresentadas pelo programa de inovação aberta Fermenta Impacto+, criado pela Danone em parceria com a Quintessa, uma das principais aceleradoras de impacto do Brasil.
A nota da Danone não chega a mencionar se o projeto piloto terá continuidade. Esperemos que sim, pelo bem dos danoninhos.