
Vem aí o primeiro data center Tier 3 do Nordeste. Foto: Depositphoto.
O novo data center da UM Telecom, uma grande obra em Recife, será entregue pela EBM Engenharia, uma construtora especializada em obras do tipo, e pela Trusted Data, uma integradora de projetos de centros de dados.
A obra já havia sido anunciada pela UM, que revelou um investimento de R$ 40 milhões no data center, a ser instalado no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel).
O data center será o primeiro Tier 3 do estado de Pernambuco. Esse nível de certificação que ainda é relativamente raro fora do eixo Rio - São Paulo.
A construção do data center começará ainda neste trimestre, com previsão de conclusão em 2025.
No longo prazo, os planos da UM são de investir R$ 150 milhões ao longo de três fases de desenvolvimento, com o objetivo de transformar Pernambuco em um hub de dados para a região Nordeste.
O novo data center será uma instalação de 13 mil metros quadrados, projetada para ar mais de 150 racks na primeira fase, com capacidade total de 1 MW, uma capacidade que coloca o centro de dados numa dimensão média (um data center hyperscale, do tipo usado por uma AWS da vida, começa em 10MW e pode ter até 100MW).
Uma vez concluído, o data center oferecerá serviços de computação em nuvem, 5G, cibersegurança e Internet das Coisas (IoT). A UM Telecom planeja operar parcialmente com energia solar para aumentar a sustentabilidade da operação.
Fundada em 2010, a UM Telecom tem sede em Recife e oferece soluções em conectividade, segurança da informação e cloud computing.
A empresa conta com mais de 20 mil km de fibra óptica instaladas na região Nordeste, atendendo aos segmentos corporativo, setor público, provedores de internet (ISP) e operadoras (carriers).
Em seu site, a EBM afirma já ter construído 30 data centers do tipo hyperscale, com uma capacidade instalada total de 500 MW.
A Trusted Data é sediada em Campinas e entrega projetos de data centers em toda a América Latina. Nos últimos anos, a empresa entregou grandes data centers para Taesa, no Rio de Janeiro, e o data centers paulista 4Edge, além de projetos pontuais em grandes empresas do setor como Ascenty e Scala.