ENERGIA SOB CONTROLE

Elipse E3 automatiza subestação da Chesf 3p562s


10 de agosto de 2012 - 13:12
Chesf: energia monitorada com E3.

Chesf: energia monitorada com E3.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), controlada da Eletrobrás que reúne 14 hidrelétricas e 98 subestações, implantou o software E3, da porto-alegrense Elipse, para automatizar a subestação Paraíso, localizada em Santa Cruz-RN.

O Elipse E3 é utilizado para monitorar e controlar os equipamentos e processos realizados na planta, que interliga as cidades de Campina Grande-PB, Natal-RN e Açu-RN.

No projeto, a ESC - Engenharia de Sistemas de Controle foi responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema, que atua sobre uma estrutura de dois servidores Hot-Stand-By, cada um rodando em um computador, e outro adicional, com licença de Viewer e Studio.

Ambos os servidores ficam na sala de comando da subestação, de onde os operadores am o E3 para controlar vãos, alarmes e variáveis de campo em tempo real, o que dispensa o deslocamento.

Com o supervisório da gaúcha Elipse, é possível visualizar o status das chaves-seccionadoras, disjuntores, relés de bloqueio e religamento, efetuando comandos sobre os mesmos.

Além disso, o software permite inserir cartões de restrição operativa e não operação, com o que os operadores identificam que equipamentos precisam de reparos e os que já estão em manutenção.

Controle sobre a chave de seleção de nível da subestação é outro recurso disponibilizado pelo software.

Isso permite decidir de qual central de operações partirão os comandos: da sala de comando em Santa Cruz, ou do centro regional de operações da Chesf, em Recife.

O E3 também permite controlar as chaves de transferência, entre disjuntores, de níveis de tensão.
Leitura de tensão, corrente e potência mensuradas pelos relés da subestação, além de sistema de alarmes para coibir a presença ou agravamento de eventuais problemas são recursos complementares da solução.

Empregando cerca de 5,6 mil funcionários, a Chesf produz cerca de 10,6 mil MW de energia por meio de todas as 14 hidrelétricas componentes.

Já a Elipse Software tem sede em Porto Alegre e filiais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Há também duas filiais internacionais, nos EUA e Taiwan, por meio das quais a Elipse vende para países como Alemanha, Índia, Rússia, Suécia, Argentina, Chile, entre outros.

Leia mais 6z23s

Elipse: mais uma novidade para setor de energia 6y3143

Há 5234 dias

Elipse: automação para Samarco 1592g

Elipse automatiza fábrica de tintas da Luminar 6w5o40

Elipse automatiza termoelétricas em PE 3y3r10

Elipse automatiza parque fabril da Randon 6u85a

Elipse automatiza termelétrica capixaba s68c

Elipse Software abre filial no RJ 432u

Elipse automatiza distribuição da Cemar 4a1x5b