Elipse Power no Cenpes, da Petrobras 4mm31

No centro, o módulo é utilizado para controles que garantem que a queda de uma das fontes supridoras de energia não acarrete o desligamento completo da planta.

17 de fevereiro de 2012 - 13:26

O Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), unidade responsável pelas atividades de P&D e engenharia básica da Petrobras, adotou o Módulo de Descarte de Cargas do Elipse Power, fabricado pela gaúcha Elipse Software.

No centro, o módulo é utilizado para controles que garantem que a queda de uma das fontes supridoras de energia não acarrete o desligamento completo da planta.

Trata-se de monitoramento e controle voltados a preservar o funcionamento das cargas prioritárias da Central de Utilidades de Ampliação do Cenpes.

O recurso desenvolvido pela Elipse Software executa um algoritmo visando determinar os comandos a serem executados pelos IEDs (Intelligent Electronic Device) para manter a subestação ativa no caso de queda de energia.

No projeto para o Cenpes, participaram também a Orteng Equipamentos e Sistemas, Automalógica Sistemas para Automação e a PowerSysLab.

As três empresas desenvolveram e implementaram o sistema de descarte no Cenpes.

O software
O Elipse Power controla o descarte das cargas alimentadas pela estrutura composta pela concessionária da Light, que atende ao Cenpes, e mais seis geradores.

Dos geradores, três são considerados principais, movidos a gás e capazes de gerar 8,4 MW, mas há outros três de emergência, movidos a óleo diesel, com capacidade de gerar 7,5 MW.

Estes últimos serão acionados nos casos de carência de energia, abastecendo unidades prioritárias do centro e evitando paradas.

Com o módulo do Elipse Power, o centro da Petrobrás consegue priorizar as cargas, levando em consideração a importância frente às necessidades do sistema.

A solução também calcula automaticamente qual o melhor conjunto de cargas a serem descartadas, baseado no grau de importância ou prioridade de cada uma, conforme a demanda.

Este cálculo é executado sempre que houver uma mudança na topologia ou nas potências do sistema, gerando assim novos resultados.

Desse modo, a tecnologia permite que o operador possa prever quais as cargas serão desligadas para cada cenário de perda antes da ocorrência do evento.

O sistema também permite controlar a potência consumida por cada uma das cargas em cada momento, potência total a ser descartada (potência injetada) e aquela que, de fato, irá a descarte, entre outros recursos.

HTTP://www.elipse.com.br
 

Leia mais 6z23s

Elipse automatiza termoelétricas em PE 3y3r10

Há 5003 dias

Elipse automatiza parque fabril da Randon 6u85a

Há 5095 dias

Elipse automatiza termelétrica capixaba s68c

Rede Energia gere 04 centros com Elipse Power 553f4d

Elipse Software abre filial no RJ 432u

Elipse automatiza distribuição da Cemar 4a1x5b