TROCA

Ex-CIO assume Gerdau 6fv16

A família Gerdau Johannpeter está deixando os cargos que mantinha no topo da empresa.  1e636d

24 de agosto de 2017 - 10:29
Gustavo Werneck da Cunha.

Gustavo Werneck da Cunha.

Gustavo Werneck da Cunha, atual diretor executivo da operação Brasil da Gerdau, assume no começo do ano que vem o cargo de CEO da Gerdau.

O executivo entrou na siderúrgica em 2004, tendo ado por uma série de cargos, desde então, incluindo um período de sete meses como CIO global da empresa, entre 2015 e 2016.

Em um movimento que surpreendeu o mercado, a família Gerdau Johannpeter está deixando os cargos que mantinha no topo da empresa. 

O CEO André Bier Gerdau Johannpeter e os vice-presidentes executivos Claudio Johannpeter e Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter estão todos de saída para os conselhos de istração da Gerdau, dos quais já fazem parte.

Em nota, a Gerdau disse que os membros da família “buscarão ainda mais foco na definição das estratégias de médio e longo prazos”. 

O texto afirma ainda que os próximos quatro meses serão dedicados à transição da nova governança e a “definições subsequentes nas funções e processos executivos da empresa”, o que sinaliza que a Gerdau pode estar apenas no começo de um longo processo.

Esse tipo de mudanças não é frequente. André Gerdau Johannpeter assumiu a presidência em 2006, no lugar do pai, Jorge Gerdau Johannpeter, à frente dos negócios desde 1983.

É difícil saber o que o comando de Werneck significará para a área de TI da Gerdau.

Depois da saída de Werneck, a TI da Gerdau foi assumida pela então diretora de suprimentos, Cláudia Piunti, que ou a desempenhar as duas funções.

Desde então, suprimentos deixou de ser uma área global e Cláudia está somente na TI.

Durante sua gestão, Werneck iniciou e Cláudia deu continuidade a um grande enxugamento, com a demissão de dezenas de profissionais da TI da siderúrgica (140, segundo uma apuração do Baguete não confirmada pela Gerdau).

A movimentação incluiu também mudanças em fornecedores, com a troca da CA pela ServiceNow na área de software de atendimento e da Wipro no e.

Ao mesmo tempo, a empresa ou a dar maior ênfase a métodos ágeis e outras tendências em alta de inovação, tanto para a área de TI como para a organização como um todo.

As medidas aconteceram num contexto de demanda por aço em baixa devido à crise econômica. 

A siderúrgica teve prejuízo líquido de R$ 2,89 bilhões em 2016, o que já foi uma redução de 37,2% frente os números ainda piores de 2015.

Só no ano ado, a empresa cortou 13% dos seus custos, para R$ 34,19 bilhões. 

Leia mais 6z23s

FUTURO

Gerdau usa VR em treinamento 3l5e20

Há 3174 dias
EXCLUSIVO

Gerdau troca CA por ServiceNow 4w2q2e

Há 3146 dias
DIGITAL

Gerdau: IoT com GE 32395x

Há 3019 dias
ESTILO

Gerdau aposta em ambiente startup 5m5g59

EXCLUSIVO

Gerdau troca Stefanini por Wipro 5f3z19

INOVAÇÃO

Gerdau inaugura polo robótico 5w375j

PLANEJAMENTO

Meta quer dobrar até 2020 15qy

MOVIMENTO

Ex-Gerdau assume TI da Ouro e Prata 1c1m3x

GESTÃO

Tigre corta a figura do CIO 4j356h