Extreme: operadoras na 4G 100x mais rápido 5af23

A Extreme Networks anuncia uma família de roteadores para ambientes móveis destinada a viabilizar, para operadoras de telefonia, migrações dos atuais pontos de celulares para a tecnologia 4G. 411k5i

De acordo com a fabricante, é possível fazer a transição preservando os investimentos já realizados em 2G e 3G, com até cem vezes mais capacidade de transição para 4G.

02 de março de 2011 - 09:49

A Extreme Networks anuncia uma família de roteadores para ambientes móveis destinada a viabilizar, para operadoras de telefonia, migrações dos atuais pontos de celulares para a tecnologia 4G.

De acordo com a fabricante, é possível fazer a transição preservando os investimentos já realizados em 2G e 3G, com até cem vezes mais capacidade de transição para 4G.

A maior capacidade se deve à flexibilidade proporcionada pelas novas soluções, que ampliam os recursos de controle e coordenação de bordas convergentes.

Segundo Antonio Candal, vice-presidente da Extreme Networks para a América do Sul, a nova família de backhaul E4G para ambientes móveis oferece níveis de simplicidade e escalabilidade compatíveis com os de uma rede pura de pacote IP/Ethernet de próxima geração.

“Com isto, viabiliza a oferta de vídeo, voz e dados com excelente custo-benefício para até um bilhão de usuários de banda larga móvel, número que está sendo estimado para o final de 2011”, afirma o executivo.

Ainda conforme Candal, os novos roteadores de backhaul da Extreme atendem à demanda do mercado M2M (machine-to-machine).

“Entre grandes operadoras e fornecedores de soluções para telecomunicações, o lançamento é visto com expectativa. É o caso, por exemplo, da Motorola Solutions, que espera expandir as capacidades de suas soluções de backhaul microondas com nossos novos roteadores”, garante ele.

A família de produtos E4G da Extreme Networks compreende o E4G-200 Cell Site Router e o E4G-400 Cell Site Aggregation Router.

Ambos oferecem backhaul de 4G para ambientes móveis com escalabilidade de 1-10GbE, funcionalidades de Ethernet ITU-G.8262 síncrona integrada, e ao padrão IEEE 1588 Precision Time Protocol e e a EAPS (Ethernet Automatic Protection Switching).

Anéis de pacote ITU-G.8032 complementam a oferta.

“A Ethernet Síncrona consegue eliminar o custo da implantação de dispositivos GPS em cada torre celular, porque istra melhor o tempo, independentemente da carga do pacote”, explica Candal.

Os novos roteadores de backhaul chegam ao mercado ainda neste semestre.

A Extreme Networks é especializada em redes convergentes de transporte de dados, voz e vídeo para empresas e provedores de serviços.

Presente em mais de 50 países, a companhia oferece LANs com e sem fio, infraestrutura de data center e soluções de transporte ethernet para provedores de serviços.
 

Leia mais 6z23s

Extreme: rede Ethernet atinge 80 Gbps 3c5i1c

TDec é tier 1 da Extreme 4t4h5t

Extreme: 94% mais portas fixas de 10 GbE 5l6a2s

Serpro troca Cisco por Extreme 43xc

Brasil pode ficar sem 4G na Copa de 2014 27m6p

Jobs apresenta iPhone 4G 663n6t

GVT mira RJ, SP e licença 4G 665s2l

Anatel expande faixa para telefonia 4G 515z24