PRONTOS PARA A COPA?

FAB adquire drones da Elbit 6i7x

O contrato no valor de U$$ 8 milhões inclui o e logístico e garantia de um ano do equipamento. 5mq1g

28 de março de 2014 - 15:25
Modelo a ser utilizado pela FAB. Foto: Divulgação

Modelo a ser utilizado pela FAB. Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira contratou a Elbit Systems para fornecer um Vant - veículo aéreo não tripulado -, modelo Hermes 900, a fim de patrulhar os céus durante a Copa do Mundo.

O contrato no valor de U$$ 8 milhões, assinado na semana ada, inclui o e logístico e garantia de um ano do equipamento.

O chefe do Centro Logístido da Aeronáutica, Ricardo César Mangrich, informou que o veículo chegará ao Brasil em maio e já estará pronto para uso durante o mundial.

O novo aparelho será operado pelo Esquadrão Hórus da FAB, que atua até então com o modelo RQ- 450 Hermes desde 2011. Sediada em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, a equipe já deu início ao curso teórico de operação do Hermes 900.

“A FAB poderá se beneficiar das vantagens de operações aéreas conjuntas dos dois modelos de Vants. É uma solução exclusiva para missões de inteligência, proteção de fronteira, infraestrutura e locais críticos”, afirma Elad Aharonson, gerente-geral da Elbit Systems UAS Divisions.

O Vant, opera com comunicação via satélite permitindo que o aparelho voe muito além dos 250 km de distância do Hermes 450, tecnologia mais atual da FAB, até a aquisição da versão 900.

Além disso o veículo não tribulado atua a 30 mil pés (mais de 9 mil metros de altura) e tem autonomia superior a 30 horas de voo, aproximadamente duas vezes mais que o Hermes 450.

Além dos recursos já conhecidos, entre as principais vantagens operacionais do Hermes 900 está o SkEye. Se trata de um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permitem a vigilância de uma região inteira.

O software, que processa o conjunto de imagens, permite a visualização de maneira independente, o que permite monitorar ângulos diferentes de uma mesma área.

O Hermes 900 é também usado pela Força Aérea de Israel e de outros países.

A Elbit Systems, teve um faturamento de US$ 1,52 bilhão em 2006. No ano seguinte, abriu um centro de desenvolvimento de software em Porto Alegre.

Controlado pela Aeroeletrônica (AEL), subsidiária brasileira da companhia, o investimento conta com o objetivo de projetar sistemas para controlar equipamento eletrônico usado em aviões.

Com a nova aquisição da FAB, a AEL fornecerá apoio técnico e de engenharia,  bem como serviços de logística e manutenção.  

A empresa, sediada Porto Alegre tem cerca de 200 funcionários e está envolvida em projetos de defesa do Brasil, tanto para FAB como para o Exército, nas áreas de atualizações de plataforma e apoio logístico e técnico.

Confira o vídeo da FAB detalhando a tecnologia adquirida: 

Leia mais 6z23s

VANTs para divulgar publicidade 1tm1l

Há 4876 dias
VOANDO ALTO

Grupo da IFSC cria plataforma de drones 33n56

Há 4271 dias
NOVO APORTE

3D Robotics: US$ 30 mi para bombar drones 2x3h3i

DEFESA AÉREA

Embraer e AEL se unem pelos VANTs 4m1n6n

PRIME AIR

Amazon: drones para entregar pedidos 3y3341

VOA

AEL, dentro do projeto do caça 2h6a28

BUSCA AMAZON

Drone despeja cocaína em presídio 5b3n3j

INÉDITO

Curso de pilotagem de drones ocorre em SP 4v1xe