
Imagem da VW ficou arranhada com incidente. Foto: VW.
Um problema na área de TI paralisou a produção da Volkswagen, incluindo a sede em Wolfsburg e pelo menos outras quatro plantas espalhadas pela Alemanha nesta quarta-feira, 27.
A montadora confirmou o ataque, falando em uma “disrupção nos componentes de rede” na sede em Wolfsburg ao redor das 12h30, horário local.
Pouco se sabe até agora sobre o real tamanho do problema, ou se ele foi causado por um ataque externo ou um erro interno do time de TI da VW.
Uma possibilidade é que a Rússia esteja por trás do ataque. Desde o início da guerra na Ucrânia, hackers russos vem conduzindo ataques de negação de serviço contra grandes empresas de países que apoiam o país invadido.
O Handelsblatt, o maior jornal de economia da Alemanha, nomeou as cinco fábricas da Alemanha, mas disse que foram afetados sistemas de produção e TI ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos e a China.
Já o site britânico The afirma que inclusive os e-mails nos escritórios saíram do ar.
A VW já teve problemas de segurança antes. Em 2021, invasores roubaram dados de contato de 3 milhões de clientes por meio de um ataque a um fornecedor da montadora.