
Giovanni Frainer, da Redix, canal que implantou Red Hat na Fiesc. Foto: divulgação.
A Fiesc assinou com Red Hat, especializada em soluções de seguraça da informação de código aberto, e Redix, empresa catarinense de infraestrutura de TI, para padronização de seus sistemas open source e e técnico.
O contrato, de valor não revelado, foi vencido por concorrência encerrada em novembro ado e compreende a aquisição do Red Hat Directory Server (RHDS), que integra serviços de diretórios, além de padronização dos servidores com o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Atualmente, o RHDS é responsável pela autenticação de mais de dez mil usuários no Sistema Fiesc, além de diversos outros serviços de catálogo de endereços e autenticação centralizada dos servidores.
Conforme Giovanni Moser Frainer, diretor Comercial da Redix, o cenário anterior da federação industrial catarinense apresentava problemas de desempenho das soluções utilizadas, em muito devido à heterogeneidade de sistemas.
No projeto, a Redix atua como canal da Red Hat, responsável pela implantação das soluções, que está em andamento.
“Somos integrantes do programa Advanced Partner da Red Hat, com quatro engenheiros certificados pela própria empresa”, comenta Moser.
Rafael Clal, gerente de contas da Red Hat, explica que as soluções usadas no projeto reforçaram a segurança dos sistemas.
O SELinux, tecnologia presente no Red Hat Enterprise Linux, por exemplo, ampliou a proteção do sistema operacional em todo o ambiente.
“Além disso, a infraestrutura foi simplificada, pois com o RHEL foi possível diminuir a quantidade de servidores físicos de forma segura, com gerenciamento centralizado das autenticações da instituição”, afirma ele.
Já Sandro Demétrio, coordenador de Infraestrutura de TIC da Fiesc, destaca a maior estabilidade trazida aos sistemas, ganho de desempenho, redução no número de problemas, incidentes e no tempo de entrega de serviços.
Composta por mais de 130 sindicatos filiados, a Fiesc atua em representação institucional e fomento à indústria catarinense, nas áreas de serviços de pesquisas e prospecção, comércio exterior, acompanhamento legislativo e de desenvolvimento da infraestrutura.
O sistema inclui também o Centro das Indústrias de Santa Catarina (Ciesc), Senai-SC, Sesi-SC e IEL-SC.