GOVERNO

Futuro da TI indefinido na nova SDECT w2h5o

Quadros das antigas secretarias estão participando de oficinas para contribuir com o processo de organização da SDECT. 514w5k

02 de fevereiro de 2015 - 14:11
Fabio Branco.

Fabio Branco.

Ainda está indefinido qual será o espaço que o setor de ciência e tecnologia terá dentro da estrutura da nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Não há diretorias, organograma ou ações definidas, informou ao Baguete a secretaria por meio de nota.

No momento, quadros das antigas Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) estão participando de “oficinas setoriais” que visam contribuir para a composição da nova SDECT.

A atividade começou na semana ada e deve ocupar outras duas dentro da secretaria.

“O objetivo é construir um modelo de secretaria que permita um desenvolvimento sustentável para o estado”, destaca o secretário Fábio Branco na nota da SDECT.

O resultado do processo definirá se existirá algum diretor dentro da secretaria encarregado de dar continuidade a programas específicos para o setor de tecnologia como o PgTec, programa criado na SCIT durante o governo Yeda Crusius (PSDB) destinado a fomentar parques tecnológicos. Durante os últimos anos, 18 parques tecnológicos receberam recursos do programa.

Durante a última gestão, à cargo de Cleber Prodanov, a Secretaria de Ciência e Tecnologia bateu recorde em liberação de verbas. A meta para 2014 era chegar a R$ 88 milhões em verbas diretas da SCIT, sete vezes mais do que o feito durante o governo Yeda Crusius (PSDB) e mais do que 14 vezes a istração Germano Rigotto (PMDB).

Com o clima de corte de gastos imperante no governo José Ivo Sartori – da qual a própria extinção da Secretaria de Ciência e Tecnologia é uma consequência – a falta de um defensor desse orçamento pode significar o fim das linhas de crédito.

No processo decisório em curso, o setor de TI não pode lá contar muito com o peso dos antigos funcionários da SCIT nos debates internos da nova SDECT. A SCIT tinha apenas 27 cargos de comissão e dois servidores, sendo que o primeiro concursado foi contratado apenas em 2011.

Nesse cenário, o espaço que a área de tecnologia terá na nova secretaria de Desenvolvimento aparentemente poderá ter mais que ver com a capacidade do setor de pressionar por espaço e da visão do novo secretário sobre a importância da área.

Não cabe ter esperanças excessivas sobre o primeiro fator da equação. As entidades representativas do setor de TI falharam em promover uma mobilização significativa em favor da permanência da SCIT, o que, nos bastidores, era um consenso entre lideranças da área.

Apenas a Assespro-RS chegou a se manifestar publicamente sobre o assunto, através de uma nota divulgada após duas semanas de especulações a respeito do final da secretaria. Poucos dias depois, a SCIT, criada em 1995, foi oficialmente extinta.

Já o pensamento de Branco sobre o assunto é uma incógnita. O novo secretário foi eleito prefeito de Rio Grande em 2000 e 2008. Na eleição deste ano, foi o deputado mais votado da bancada estadual do PMDB, com 57 mil votos, a maior votação da história do município.

A cidade, em crescimento acelerado nos últimos anos pelos investimentos do polo naval, tem um projeto de parque tecnológico em andamento capitaneado pela FURG, com o qual Branco deve estar familiarizado.

A universidade lidera a construção de dois prédios de 1,3 mil metros quadrados cada um em uma área com 5 hectares do campus em Rio Grande. Eles devem receber entre 10 e 15 empresas.

Até agora foram investidos no parque R$ 6,6 milhões. O dinheiro é de duas rodadas do PgTec, ao qual se somaram contrapartidas da Furg e da prefeitura de Rio Grande.

O parque aposta em cinco eixos – construção naval e offshore, obras costeiras e oceânicas, biotecnologia, energia e logística – cada um deles voltado ao desenvolvimento de tecnologias e soluções para o setor.

Leia mais 6z23s

MARKETING

Cluster: consultoria para APLs de TI 3s24k

Há 3809 dias
GOVERNO

Oficial: a SCIT acabou 37245m

Há 3808 dias
INOVAÇÃO

Prodanov volta para a Feevale 486f55

Há 3791 dias
ESTATAL

Quem assume a Procergs? 2h6j5q

DIRETORIA

Krug assume TI do Banrisul 4u2c4c

ENTIDADES

Antonioni assume CETI 95g3n

AGORA VAI?

Rio Grande do Sul tem lei para PPPs 4e6a2z

FECHANDO PORTAS?

RS cogita cortes em fundações 3u291g