PÚBLICO

Governo de Alagoas sofre ciberataque 19226

Site oficial e vários endereços hospedados nos mesmos servidores ficaram fora do ar. 632q1r

29 de agosto de 2024 - 15:15
Cidade de Maceió, Alagoas - Foto: Depositphotos

Cidade de Maceió, Alagoas - Foto: Depositphotos

O Governo do Estado de Alagoas sofreu uma tentativa de ataque cibernético que deixou o seu site oficial fora do ar e causou indisponibilidade em vários endereços hospedados nos mesmos servidores. 

Segundo o Instituto de Tecnologia em Informática do Estado (ITEC-AL), o incidente foi prontamente identificado e, em seguida, aplicou-se um plano de ação de resposta a incidentes, além de outras medidas para conter a ação dos criminosos.

O órgão não divulgou maiores detalhes sobre a motivação do ataque nem se as autoridades competentes foram acionadas para investigação, mas garantiu que não houve vazamento de dados pessoais ou “danos significativos”. 

Na última terça-feira, 27, os processos foram restabelecidos e normalizados. O Governo de Alagoas confirmou o funcionamento ao site SecuritReport.

O Executivo de Alagoas é mais um órgão público que se torna alvo de ataques cibernéticos no Brasil. Recentemente, o município de Itú, em São Paulo, sofreu um ataque de ransomware que causou indisponibilidade de uma semana em serviços públicos. 

Já o Siafi, sistema de istração financeira do governo federal utilizado para pagamentos, foi alvo de uma invasão no mês de abril.

Leia mais 6z23s

GRANDE

Itu sofre ataque de ransomware 6w522x

Há 276 dias
SAÚDE

NoHarm é selecionada pelo BNDES em edital de R$ 20 mi 3ir3z

Há 325 dias
ENERGIA

Espírito Santo adere à NF3-e 1v103r

Há 441 dias
INVESTIGAÇÃO

CEO do Telegram é preso na França 5x112u

RANSOMWARE

Resgate recorde: US$ 75 milhões por dados sz5s

FINANÇAS

Hackers tentam atacar SIAFI durante “apagão” 3u4753