.jpg?w=730)
Cidade de Maceió, Alagoas - Foto: Depositphotos
O Governo do Estado de Alagoas sofreu uma tentativa de ataque cibernético que deixou o seu site oficial fora do ar e causou indisponibilidade em vários endereços hospedados nos mesmos servidores.
Segundo o Instituto de Tecnologia em Informática do Estado (ITEC-AL), o incidente foi prontamente identificado e, em seguida, aplicou-se um plano de ação de resposta a incidentes, além de outras medidas para conter a ação dos criminosos.
O órgão não divulgou maiores detalhes sobre a motivação do ataque nem se as autoridades competentes foram acionadas para investigação, mas garantiu que não houve vazamento de dados pessoais ou “danos significativos”.
Na última terça-feira, 27, os processos foram restabelecidos e normalizados. O Governo de Alagoas confirmou o funcionamento ao site SecuritReport.
O Executivo de Alagoas é mais um órgão público que se torna alvo de ataques cibernéticos no Brasil. Recentemente, o município de Itú, em São Paulo, sofreu um ataque de ransomware que causou indisponibilidade de uma semana em serviços públicos.
Já o Siafi, sistema de istração financeira do governo federal utilizado para pagamentos, foi alvo de uma invasão no mês de abril.