
Granado conta com mais de 80 lojas conceito (Foto: Divulgação)
A Granado, fabricante carioca de cosméticos, contratou um software de gerenciamento de operações com foco em ganho de produtividade fabril da Cogtive.
Ao investir na chamada indústria 4.0 para tornar seus processos mais autônomos, o objetivo da Granado é automatizar a gestão de sua unidade fabril localizada em Japeri, na Baixada Fluminense, como estratégia para dobrar sua produção até 2030.
Desde sua inauguração, em 2014, a fábrica tem registrado aumento de volume de produção de mais de 10% ao ano e aproximadamente 1 mil funcionários trabalhando em quatro turnos.
Baseada em inteligência artificial e internet das coisas (IoT), a ferramenta da Cogtive oferece, em tempo real, informações detalhadas sobre os equipamentos da planta fabril, bem como de processos e movimentação dos lotes na produção.
Segundo a empresa, com isso, o gestor da linha de produção obtém uma visão mais ampla e detalhada do chão de fábrica, o que permite a identificação de oportunidades de ganho de produtividade que antes eram imperceptíveis.
Com a implementação, a expectativa é que a solução auxilie a empresa na identificação de gargalos, bem como na redução do tempo necessário para concluir a produção de um lote de produtos.
“Ao aplicar essa tecnologia, a Granado espera impulsionar sua produtividade e agilizar a tomada de decisões em todas as etapas do chão de fábrica, desde os gerentes de produção até a equipe de manutenção e setup”, afirma Rodrigo Monteiro, diretor industrial da marca.
De acordo com o executivo, a solução proporciona indicadores precisos sobre o desempenho dos equipamentos utilizados na fábrica, resultando em uma visualização mais clara do fluxo de produção e na facilitação da comunicação entre as equipes.
Fundada em 1870 pelo português José Antônio Granado no centro do Rio de Janeiro, hoje, a Granado conta com mais de 80 lojas conceito e distribui seus produtos nos principais pontos de venda do país.
Além disso, a empresa encerrou 2022 com faturamento em torno de R$ 1 bilhão.
Já a Cogtive foi fundada em 2016 e desenvolve uma linha de aplicações para gestão de operações com conceitos de Lean Manufacturing, Quick Response Manufacturing (QRM) e Factory Physics.
Atualmente, a empresa possui clientes como Granado Pharmácias, Eurofarma, Apsen, Hypera Pharma e Acrilex, que somam um total de mais de 5 mil usuários.