
José Guido Kirst e Daniel Scherer (Sucesu-RS).
José Guido Kirst, o seu Guido, foi o grande homenageado no Prêmio Sucesu-RS, entregue em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 7.
Isso porque a entidade, um dos capítulos mais ativos da Sucesu no país, inaugurou uma prática de nomear a premiação anual entregue para profissionais e empresas de tecnologia.
Kirst, hoje com 90 anos e um integrante ativo da Sucesu-RS, foi o primeiro a receber a honraria.
“Estou muito surpreso e contente com a homenagem. Sempre acreditei que trabalho e dedicação trazem coisas boas e a noite de hoje é uma prova”, afirmou Kirst, aplaudido de pé pelos cerca de 200 convidados da festa.
Kirst foi o primeiro gerente de sistemas da Petróleo Ipiranga, contratado em 1967 para treinar as equipes e operar o primeiro computador adquirido pela organização, um NCR 315.
Depois de trabalhar 30 anos na empresa, Kirst se aposentou a CGK, uma revenda de tecnologia em Porto Alegre que se tornou uma das maiores parceiras da Adobe na região Sul do país. Kirst deixou o comando da CGK apenas em 2018.
Foi professor do primeiro curso de processamento de dados no Colégio Estadual Henry Fayol, posteriormente Diogo de Souza, entre os anos de 1969 e 1984 e um dos fundadores e o primeiro presidente da Sucesu-RS nos anos 60.
Ainda hoje, Kirst segue envolvido com a educação, dando aula de catequese em Porto Alegre.
Durante a noite de prêmios, a Sucesu-RS já anunciou o próximo homenageado da premiação, José Inácio Fritsch, ex-CIO da Gerdau e outro integrante ativo da Sucesu-RS e do ecossistema de tecnologia gaúcho.