
Hiparcio Stoffel.
Hiparcio Stoffel, fundador e sócio da consultoria Indextech, está nos estágios finais do processo de aprovação do seu nome para assumir a presidência da Procergs, estatal gaúcha de processamento de dados.
Foi o que a reportagem conseguiu averiguar junto a fontes próximas da estatal, que dão o nome de Stoffel como certo, depois da realização de duas reuniões de transição com atual diretoria.
Procurada, a Procergs não confirmou o nome e disse que aguarda a manifestação oficial da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.
Stoffel tem experiência em gestão pública por meio da IndexTech.
A consultoria sediada em Porto Alegre criou a metodologia de avaliação do Projeto Prefeito Inovador, iniciativa da Microsoft, Intel, Symnetics e Movimento Brasil Competitivo que contempla cidades brasileiras pelo destaque no uso da TI na gestão municipal, em 2010.
Hipárcio Stoffel e seu sócio, Fernando Matos, participaram desde o início das atividades do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e Movimento Brasil Competitivo (MBC).
Mais recentemente, Stoffel liderou outra iniciativa voltada a cidades, o WeCity | cc, que se propunha a criar indicadores para avaliação de "cidades criativas".
A Procergs não figurou em primeiro plano nas discussões durante a campanha eleitoral no Rio Grande do Sul, na qual saiu vencedor Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas e um nome emergente dentro do PSDB gaúcho.
Em uma entrevista por e-mail para o Sindppd-RS, sindicato que tem entre seus representados os funcionários da Procergs, Leite, ou alguém respondendo por Leite, deu algumas pistas sobre os planos do futuro governo para a estatal.
Leite foi taxativo ao negar a possibilidade de privatização da Procergs, mas apontou que a estatal deve usar terceirizações para tarefas com pouca necessidade de "inteligência", como desenvolvimento de sistemas e treinamentos.
A Procergs trabalha com terceirização de desenvolvimento de software por meio de grandes contratos desde 2009.
Empresas como Stefanini e DBServer já foram fornecedoras. Mesmo assim, o número de funcionários tem crescido. Ele era de 1,069 em dezembro de 2018, frente a uma média de 800 entre 2001 e 2014.