
Gigante de cobrança e crédito turbina banco de dados. Foto: Flickr.com/debt-consolidation
A Hoepers, empresa gaúcha de recuperação de crédito e cobrança que afirma estar entre as três maiores do país em seu segmento, reduziu em 50% o tempo de execução e realocação e importações de dados com o Oracle RAC on Extended Distance Clusters.
Em uso desde o final de abril, a solução foi implantada pela porto-alegrense Ilegra em um projeto que incluiu atualização de hardware e mudanças na estrutura física e virtual do ambiente de banco de dados para aumentar a disponibilidade e performance de aplicações que chegam a ter os simultâneos de 1,3 mil usuários.
Conforme Paulo Retamozo, gerente de TI da Hoepers, as 13 unidades que a companhia tem no país se conectam por rede ao sistema localizado na sede de Porto Alegre.
“No negócio de cobrança as transações não podem parar. Se os núcleos de cobrança tiverem perda de execução, a entrada de lucros é prejudicada”, explica o gerente.
Ele detalha que a solução adotada conta com Oracle RAC distribuído entre dois datacenters distintos, utilizando um storage em cada para garantir leitura e escrita de ambos durante a operação.
Resultado: em um mês de implantação, além da queda à metade no tempo de execução de realocação e importações, houve também redução de 65% no tempo de execução do backup full (Backup Base Oracle) e redução em 70% no tempo de extração dos dados da base operacional.
Melhorias que já inspiram projetos futuros, segundo conta Tiago Fontoura, gerente de Infraestrutura da Hoepers.
“Como o ambiente está mais complexo, a área de TI está se adaptando com as mudanças. A expectativa é que periodicamente seja feita uma atualização de servidores a fim de acompanhar a evolução da empresa”, afirma o executivo.
Investimentos na TI são uma constante na Hoepers.
Este ano a companhia adquiriu o NotaMax, software de nota fiscal eletrônica da também gaúcha Decision IT.
Conforme Vera Regina Preis, diretora istrativa da Hoepers, o sistema entra em operação trabalhando com um volume inicial estimado em quatro mil notas fiscais de serviços por mês, mas há
possibilidade de chegar a 60 mil notas por mês dentro de seis meses.
Outro projeto recente da TI da Hoepers foi a ampliação em mais de 50% do uso do sistema de discagem da Talktelecom ao longo de 2012, totalizando 1,4 mil licenças ativas no fim do ano ado.
Com clientes do porte de Bradesco,HSBC e Santander, operadoras como Claro, Oi e TIM e varejistas como Lojas Renner e Pernambucanas, a Hoepers emprega aproximadamente três mil funcionários e faz parte do Grupo EOS, conglomerado de cobrança e recuperação de créditos presente em 27 países.