Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s
Ainda em meio a seu processo de separação em duas novas companhias, a HP anunciou nesta terça-feira, 16, uma nova onda de cortes em seu quadro de colaboradores que pode chegar a 30 mil demissões.
Segundo informação do Business Insider, a decisão pelo corte de funcionários foi divulgada pelo CFO da companhia, Tim Stonesifer, durante uma conferência para analistas.
Conforme destacou Stonesifer, os cortes serão feitos na unidade de Enterprise Services, braço da companhia dedicado a serviços de consultoria e que já teve diversas demissões durante a reestruturação da empresa realizada no último ano.
No ano ado, a companhia anunciou a demissão de 45 mil a 50 mil empregados, um aumento significativo sobre a previsão de 34 mil cortes. Até junho foram 36 mil demissões, chegando a um número de 317 mil colaboradores.
Segundo analistas, o corte na folha de pagamento tem relação aos altos custos operacionais que a empresa teve que lidar ao fazer sua separação, que foi de aproximadamente US$ 2,7 bilhões.
Apesar dos cortes, as notícias não são assim tão desanimadoras. Em junho, a empresa divulgou que 4,7 mil novas posições de empregos serão abertas globalmente no segundo semestre. Os Estados Unidos levarão a maior parcela deste bolo, com 2,5 mil vagas. O Brasil, juntamente com México e Costa Rica, receberá um total de 261 vagas.
Outros centros regionais de destaque para a HP, como Reino Unidos (250 vagas), Índia (1,4 mil vagas) e Filipinas também terão destaque para empresa, que citou os locais como focos de crescimento para a marca. Atualmente cerca de 65% das vendas da HP vêm de fora dos Estados Unidos.
"Isto já era evidente no negócio de serviços da HP, que tem sido de reduzir a força de trabalho em países de mão-de-obra de alto custo. Temos feito de forma agressiva isso", disse Mike Nefkens, chefe de serviços da empresa.
Prevista para ser oficializada no primeiro dia de novembro de 2015, a separação gerará duas novas companhias - a HP Inc. (PCs e impressoras) e HP Enterprise (software, servidores, redes).