PIONEIRO

Itaú é pioneiro do blockchain j6w4c

25 de abril de 2016 - 17:20
Banco é pioneiro na América Latina. Foto: divulgação.

Banco é pioneiro na América Latina. Foto: divulgação.

O Itaú é o primeiro banco da América Latina a participar do consórcio R3, uma iniciativa que reúne 42 duas instituições financeiras de todo o mundo para desenvolver projetos relacionados a tecnologias de registros compartilhados baseados em Blockchain.

A iniciativa,comandada pela startup americana R3CEV, começou em setembro do ano ado com nove bancos:  Barclays, BBVA, Commonwealth Bank of Australia, Credit Suisse, Goldman Sachs, J.P. Morgan,Royal Bank of Scotland, State Street e UBS.

Um blockchain é um banco de dados distribuído, no qual novos registros de transação estão linkados entre si por marcadores de tempo compartilhados. Cada bloco, ível por todos os participantes, contém o registro de uma série de transações.

A tecnologia ficou conhecida por ser a base do bitcoin, criptomoeda eletrônica que tem sido uma febre no setor financeiro nos últimos anos, mas o princípio pode ser utilizado numa série de sistemas financeiros ou qualquer outra situação que demande registros públicos confiáveis.

“A tecnologia tem outras aplicações que possibilitam novos modelos de negócios, agilidade e eficiência em um ambiente seguro, de forma descentralizada, garantindo rastreabilidade das transações e autenticidade das partes envolvidas”, aponta o Itaú em nota.

No que vai de ano, o R3 já anunciou três testes bem sucedidos envolvendo bancos participantes da iniciativa. O último deles contou com tecnologias da Eris Industries, IBM, Intel e Chain para facilitar a negociação de instrumentos de débito.

Esse experimento foi a continuação de um primeiro feito com 11 bancos, usando Ethereum hospedado na nuvem Azure da Microsoft.

“Estamos certos de que essas inovações trarão benefícios para nossos clientes e ganhos reais de eficiência para o setor como um todo”, afirma Márcio Schettini, diretor-geral de Tecnologia e Operações do Itaú. 

O Itaú é o maior banco privado do Brasil, com 90 mil colaboradores, mais de 5 mil agências e PABs, e quase 26 mil caixas eletrônicos. 

Leia mais 6z23s

MOEDA VIRTUAL

Valor do bitcoin cai 30% em um dia 2f3q5t

Há 3782 dias
PAGAMENTOS

IBM: sistema do bitcoin para outras moedas 1q1q2b

Há 3725 dias
TRADING

Nasdaq entra no mercado de Bitcoins 391e18

Há 3714 dias
FUTURO

Bancos pressionados pelas fintechs f302m

BITCOINTOYOU

Exchange de bitcoin "vira" banco o2q10

INOVAÇÃO

Premiê inglês fica do lado das fintechs 45292o

MAIS EMPRÉSTIMOS

Trigg quer seu espaço entre as fintechs 502o22

GAME CHANGER

Visa: open source para desenvolvedores x5f1f

FINTECHS

Banco Original: conta bancária no app 3l2n1a

BANCO

Intermedium permite abrir conta no app 1s2u1y