AGRO

Jacto terá rede privada 5G da Nokia 36331a

Rede conectará a nova fábrica da empresa na cidade de Pompéia, em São Paulo. 5l5c6c

05 de outubro de 2023 - 09:44
A Jacto atua no oferecimento de soluções para pulverização, adubação, plantio, entre outras. Foto: Divulgação/Jacto

A Jacto atua no oferecimento de soluções para pulverização, adubação, plantio, entre outras. Foto: Divulgação/Jacto

A Jacto, multinacional brasileira de soluções agrícolas, contratou a Nokia, gigante finlandesa de equipamentos de telecomunicações, para implementar uma rede privada sem fio 4.9G/LTE e 5G em sua nova planta industrial.

A unidade, que está sendo construída em Paulópolis, distrito da cidade de Pompéia, a 455 km de São Paulo, será a "fábrica inteligente 5G" da empresa.

Com 96 mil metros quadrados, a planta vai abrigar um sistema de pintura automatizado, manuseio autônomo de veículos, sistema de armazenamento automatizado e um centro avançado de treinamento.

Conforme a Jacto, a rede privada de nível industrial será a primeira da América Latina para o setor de maquinário agrícola. 

A rede será construída a partir da solução ‘Nokia Modular Private Wireless’ e o espectro utilizado será a faixa de 700 MHz, para 4.9G/LTE, e a de 3,7 GHz, para 5G. 

Toda a extensão da nova fábrica será conectada pela rede, com alta capacidade e latência ultrabaixa.

Conforme Fernando Gonçalves, presidente da Jacto, a empresa consultou diversos players do mercado de telecomunicações, e a Nokia foi a que apresentou a melhor proposta em termos de qualidade, robustez e escalabilidade do produto.

"A unidade chega para atender ao mercado interno e externo com as linhas de produtos para pulverização, adubação, plantio, colheita de café e de cana-de-açúcar, além de agricultura de precisão, digital e veículos autônomos", afirma Gonçalves.

Há 75 anos no mercado, a Jacto atua no oferecimento de soluções para pulverização, adubação, plantio, colheita de café, colheita de cana-de-açúcar e poda, com equipamentos portáteis manuais e a bateria, além de produtos e sistemas para agricultura de precisão.

Atualmente, está presente em mais de 100 países, com fábricas no Brasil, na Argentina e na Tailândia, e escritório comercial no México.

Já a Nokia, fundada em 1865, tem clientes provedores de serviços de comunicação que am mais de 6,4 bilhões de s com suas redes de rádio, enquanto os clientes corporativos implantaram mais de 1,3 mil redes industriais em todo o mundo.

No Brasil, as redes da empresa hoje conectam 50% do tráfego nacional móvel, fixo e IP e 35% dos os de banda larga fixa.

Leia mais 6z23s

FERROVIAS

Rumo amplia cobertura 4G com Embratel 363i70

Há 786 dias
CONECTIVIDADE

Nokia e Senai-SP criam Hub 5G 2d3h4e

Há 945 dias
POSIÇÃO

Lebrão é nova head de marketing enterprise na Nokia 5t263e

Há 948 dias
CONEXÃO

Itaipu busca startups de 5G 3e461q

BALANÇO

5G completa um ano de ativação 4ske

TRAPALHADA

Manaus fica sem Internet por causa de trator 585j42