
A Jacto atua no oferecimento de soluções para pulverização, adubação, plantio, entre outras. Foto: Divulgação/Jacto
A Jacto, multinacional brasileira de soluções agrícolas, contratou a Nokia, gigante finlandesa de equipamentos de telecomunicações, para implementar uma rede privada sem fio 4.9G/LTE e 5G em sua nova planta industrial.
A unidade, que está sendo construída em Paulópolis, distrito da cidade de Pompéia, a 455 km de São Paulo, será a "fábrica inteligente 5G" da empresa.
Com 96 mil metros quadrados, a planta vai abrigar um sistema de pintura automatizado, manuseio autônomo de veículos, sistema de armazenamento automatizado e um centro avançado de treinamento.
Conforme a Jacto, a rede privada de nível industrial será a primeira da América Latina para o setor de maquinário agrícola.
A rede será construída a partir da solução ‘Nokia Modular Private Wireless’ e o espectro utilizado será a faixa de 700 MHz, para 4.9G/LTE, e a de 3,7 GHz, para 5G.
Toda a extensão da nova fábrica será conectada pela rede, com alta capacidade e latência ultrabaixa.
Conforme Fernando Gonçalves, presidente da Jacto, a empresa consultou diversos players do mercado de telecomunicações, e a Nokia foi a que apresentou a melhor proposta em termos de qualidade, robustez e escalabilidade do produto.
"A unidade chega para atender ao mercado interno e externo com as linhas de produtos para pulverização, adubação, plantio, colheita de café e de cana-de-açúcar, além de agricultura de precisão, digital e veículos autônomos", afirma Gonçalves.
Há 75 anos no mercado, a Jacto atua no oferecimento de soluções para pulverização, adubação, plantio, colheita de café, colheita de cana-de-açúcar e poda, com equipamentos portáteis manuais e a bateria, além de produtos e sistemas para agricultura de precisão.
Atualmente, está presente em mais de 100 países, com fábricas no Brasil, na Argentina e na Tailândia, e escritório comercial no México.
Já a Nokia, fundada em 1865, tem clientes provedores de serviços de comunicação que am mais de 6,4 bilhões de s com suas redes de rádio, enquanto os clientes corporativos implantaram mais de 1,3 mil redes industriais em todo o mundo.
No Brasil, as redes da empresa hoje conectam 50% do tráfego nacional móvel, fixo e IP e 35% dos os de banda larga fixa.