.png?w=730)
A Rumo tem malha ferroviária no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins (Foto: Divulgação)
A Rumo, parte do Grupo Cosan e maior operadora de ferrovias do Brasil, ampliou a cobertura de sinal 4G da Claro na Serra de Santos, em São Paulo, em um projeto com a Embratel.
Feito em duas etapas, o objetivo do projeto, conforme o Tele Síntese, é otimizar a comunicação entre trens e o Centro de Controle Operacional (CCO), além de reduzir o “transit time” do trecho e aumentar a eficiência logística da operação.
Com início em maio de 2022, 41 antenas de transmissão já foram instaladas nos 41 quilômetros entre as estações Evangelista e Paratinga, com conexão 4G sendo transmitida por meio de chips.
Conforme Marco Andriola, diretor de tecnologia ferroviária da Rumo, o trecho contava anteriormente com sistema de comunicação via satélite que não oferecia uma boa cobertura por conta da topografia do local, causando impacto na circulação de trens.
"Agora, temos uma redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e CCO, o que fez com que nosso delay caísse, em alguns casos, de sete minutos para poucos segundos", conta Andriola.
Outro ganho seria a segurança da operação pelo maquinista, que agora pode acionar as equipes nos 41km com maior velocidade.
Além das antenas, a Rumo também redesenhou internamente as locomotivas, que receberam equipamentos que captam o 4G de maneira integrada à comunicação satelital utilizada nos trechos fora da serra.
Para isso, a Nokia desenvolveu uma solução de rede de missão crítica para definir qual tipo de conexão é mais compatível com cada trecho da ferrovia, alterando os sinais quando os trens entram e saem da serra.
Na próxima fase do projeto, a Embratel irá integrar todas as tecnologias, incluindo a habilitação de inteligência artificial e analytics de câmeras que foram instaladas nas cabines dos trens.
O objetivo é que haja um monitoramento constante, identificação de possíveis acidentes e análises de cenários diferentes do habitual dentro das locomotivas.
Para o futuro, a meta é que o projeto seja expandido para outros trechos da Serra de Santos e para outras operações da Rumo.
Responsável pelo transporte de 26% do volume de grãos exportados pelo Brasil, a Rumo tem malha ferroviária no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Com mais de 12 mil funcionários diretos e indiretos, a companhia opera 12 terminais de transbordo e seis terminais portuários. Sua base de ativos é formada por mais de 1 mil locomotivas e 28 mil vagões.
A Embratel, que faz parte da Claro, é um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil. A empresa fornece soluções como cloud computing, data center, segurança, internet das coisas, professional services, conectividade e colaboração, entre outros.