.jpg?w=730)
Foto: Pexels
A Jaguar Land Rover, montadora britânica de automóveis de luxo, fechou acordos com o Cubo Itaú, hub de inovação do banco, e com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para se aproximar de startups locais.
A fabricante busca novas tecnologias que possam beneficiar sua operação e, para isso, pretende se aproximar de diferentes hubs de startups e companhias ao redor do mundo. O primeiro país será o Brasil, servindo como uma base de acordos para operações na América do Sul.
“O Brasil não é nosso maior mercado, mas é um mercado importante e que vai se desenvolver bastante”, explicou François Dossa, diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da Jaguar no Reino Unido, ao NeoFeed.
Sem revelar valores de investimento, a companhia afirma que pretende se aproximar de iniciativas em áreas como conectividade, serviços digitais, manufatura, cadeia de suprimentos e sustentabilidade.
O acordo entre a Jaguar e a Cubo Itaú está relacionado ao Smart Mobility, braço da aceleradora focado em soluções para o deslocamento de pessoas nas grandes cidades com startups que atuam com eletrificação, direção autônoma e novos meios de transporte.
Inaugurado em 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint Eventures, o Cubo Itaú abriga mais de 400 startups de diferentes segmentos em todo o Brasil.
Já a Firjan é representante legal de 101 sindicatos patronais industriais do Rio de Janeiro, com mais de 7,5 mil empresas associadas.
A Jaguar Land Rover é uma marca de automóveis de luxo do Reino Unido, com receita anual de £ 22,98 bilhões.
No mundo das startups, a montadora já tem a InMotion Ventures, corporate venture capital que investe em empresas relacionadas à mobilidade urbana. O portfólio atual conta com 18 negócios.