
Levy foi para a Saraiva.
A Saraiva contratou Michel Jacques Levy, ex-presidente da Microsoft, como novo diretor superintendente da empresa.
Levy deixou a presidência da Microsoft em julho. O executivo ocupava o cargo desde 2006, quando foi trazido da operadora TIM, onde era COO.
Na Saraiva, o profissional compartilhará a gestão e liderança da empresa com Jorge Saraiva Neto, diretor presidente.
“Meu foco imediato será mergulhar profundamente em nossos produtos e serviços para saber mais sobre os nossos clientes, trabalhando em estreita colaboração com os líderes das unidades de negócio do grupo Saraiva”, comenta Michel Jacques Levy.
Na década de 80, Levy fundou e dirigiu o grupo CompuMarketing, que atuava na área de computadores e distribuição de softwares.
Atuou como diretor geral da Promon Engenharia, e, ainda, como diretor de operações da B Telecomunicações e gerente-geral da empresa de paging da Motorola no Brasil.
Levy chega com o desafio de melhorar os resultados da Saraiva, que vem sendo pressionados pelas novas tendências de consumo trazidas pela Internet.
No ano de 2012, a receita líquida consolidada das livrarias Saraiva atingiram R$ 1,9 bilhão, um crescimento de apenas 1,8% frente a 2011 e com viés de queda no último trimestre, quando as receita caiu 5,1% frente ao mesmo período do ano anterior.
Na editora, a receita líquida em 2012 alcançou R$ 470,3 milhões, com uma diminuição de 6,2% na comparação com 2011.
No último trimestre, a queda foi de 22,9%. Nesse caso, a empresa indicou que o resultado sofreu influência do ciclo de compras de livros didáticos do Governo Federal, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).