REDE

Linktel usa Cisco para wi-fi em aeroportos 123h47

Tecnologia foi implantada em onze aeroportos brasileiros istrados pela Infraero.  2q2i2p

27 de abril de 2016 - 11:42
A Linktel concluiu a implantação da tecnologia wi-fi da Cisco em onze aeroportos. Foto: NicoElNino/Shutterstock.

A Linktel concluiu a implantação da tecnologia wi-fi da Cisco em onze aeroportos. Foto: NicoElNino/Shutterstock.

A Linktel concluiu a implantação da tecnologia wi-fi da Cisco em onze aeroportos brasileiros istrados pela Infraero. 

O serviço oferece a tecnologia Next Generation Hotspot (NGH2.0), criada a partir da associação entre alguma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, incluindo a Linktel, a única brasileira a participar do projeto na América Latina. 

Os equipamentos Cisco foram escolhidos pela operadora com o objetivo de garantir o desempenho necessário para que mais de 30 mil pessoas possam ar a internet nas dependências dos aeroportos.

A arquitetura inclui equipamentos como o Access Point Cisco Aironet 2600i e a controladora Cisco 8510. Segundo Fábio Simonagio, diretor de engenharia da Linktel, a tecnologia Cisco foi selecionada pelo seu elevado nível tecnológico e por garantir facilidade na implementação do projeto. 

A partir da Cisco Prime Infrastructure, arquitetura que integra as soluções Prime LAN Management Solutions (LMS) e Prime Network Control System (NCS) em um único pacote, o projeto simplificou o gerenciamento e a integração das redes.

“Um ambiente de alta densidade, como é o caso de um aeroporto, traz o desafio de manter a qualidade do sinal independente das circunstâncias e do volume de os”, afirma Junot Pitanga, gerente regional da Cisco. 

Segundo o executivo, a infraestrutura implantada em aeroportos conta com a tecnologia Clean Air, que identifica e minimiza proativamente interferências vizinhas, automatizando o gerenciamento das redes. 

Com a rede wi-fi da Linktel, mais de 1 milhão de pessoas já foram beneficiadas pelo serviço, totalizando mais de 2 milhões de os nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Confins em Belo Horizonte, Afonso Pena em Curitiba, Recife, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis, Manaus e Cuiabá. 

Novos aeroportos terão a rede implantada em breve. No total, serão 60 aeroportos nacionais com wi-fi Linktel e tecnologia Cisco. O serviço de wi-fi da Linktel oferece 30 minutos gratuitos. Depois, os usuários podem adquirir minutos adicionais através de planos a partir de R$ 14,90 por mês ou R$ 9,90 por mês no plano anual.

Leia mais 6z23s

UNIVERSIDADE

PUC Minas: wi-fi com Ruckus 1p613s

Há 3455 dias
EDUCAÇÃO

Uninove adota wi-fi com Ruckus 1q1c1l

Há 3405 dias
INTERNET

Linktel fornece wi-fi para a BR-040 6q516z

Há 3395 dias
O

Oi dobra base de hotspots Wi-Fi no Brasil 25325b

INTERNET

Canoas amplia projeto de wi-fi 2i2i4o

O

Dante Alighieri turbina Wi-Fi com Cisco 696k3h

MOBILIDADE

Escola Suíço-Brasileira tem wi-fi com Ruckus 3d58c

EDUCAÇÃO

Ruckus fornece rede wi-fi à Ulbra 5z3k12