
A Lola Cosmetics é uma marca de produtos veganos para cuidados com o cabelo. Foto: Reprodução/Facebook
A Lola Cosmetics, marca de produtos veganos para cuidados com o cabelo, adotou o sistema de gestão ECC da SAP, em um projeto liderado pela Engine Brasil, consultoria especializada em soluções da multinacional alemã.
É uma decisão chamativa, tendo em conta que o foco atual da SAP é o S/4, a última versão do ERP, lançada ainda em 2015.
Em nota sobre o projeto, a Engine colocou o ECC como uma espécie de preparação para uma eventual implementação do S/4.
Anteriormente, a Lola trabalhava com dois sistemas ERP focados em atividades operacionais específicas, um na área comercial e outro na área fabril.
A solução foi implementada em seis meses na Lola e tem como principal característica possibilitar a entrada da empresa na plataforma SAP e oferecer atendimento e e em contratos de longo prazo, com valores diluídos ao longo do tempo de serviço.
A proposta da Engine Brasil foi implantar o ERP que tem como objetivo integrar e gerenciar processos de negócios em empresas de grande porte, em uma base de dados preparada para migrar para o S/4.
“Fizemos a implantação em modelo standard, sem customizações iniciais, para que a virada de chave acontecesse o mais rápido possível. A implantação foi concluída em um período considerado bastante curto, já que nossa equipe não tinha familiaridade com o sistema”, explica Rafael Azevedo, coordenador de processos e projetos da Lola.
A integração e uniformização de processos, inicialmente distribuídos em duas instalações físicas no Rio de Janeiro, foi intensificada com a implantação do sistema da SAP.
Segundo a empresa, a ferramenta ainda trouxe segurança e capacidade de automatização, o que permitiu a abertura de um novo centro de distribuição no Espírito Santo e a integração de sistemas com parceiros, para dar e à expansão no mercado interno e externo.
De acordo com a equipe da Lola, a empresa contabilizou diversos ganhos, como demonstração de resultados consolidados até 20 dias mais rápido e avaliação de custo real dos produtos produzidos, com acompanhamento por centro de custo.
Também foram registrados processo de compras, entrada de mercadoria e nota fiscal e pagamento de fornecedor de forma linear, relatórios padronizados e rápidos e aumento do giro de insumos de produção, com redução do estoque médio.
“Hoje temos integração completa de informações, com segurança efetiva de dados e processos de negócios muito bem delineados. O banco de dados contábil é bastante robusto, com números mais realistas e auditáveis, que permitem fechamentos rápidos da produção e visão mais eficiente de processos”, indica Azevedo.
O projeto atualmente está em estabilidade, 100% integrado com o setor logístico da empresa e atende às principais necessidades da companhia.
Com 11 anos de atuação no mercado, a Lola Cosmetics é uma empresa 100% brasileira e de gestão familiar. A companhia aposta em conceitos sustentáveis e um visual despojado.
Em 2023, chegou à marca de 10 mil canais de vendas, desde supermercados até farmácias, e três lojas próprias. Também alcançou, esse ano, distribuição internacional para sete países diretos e 30 países indiretos. A marca conta também com uma fábrica própria e uma distribuidora.
Atualmente, a Lola fatura mais de 1,5 mil notas ao mês, com alto nível de automação, e planeja integrar outras soluções SAP, como Easy4 e MES.
Fundada em 2011, a Engine Brasil é uma consultoria de gestão empresarial especializada em soluções para transformação digital de empresas. Como parceira Gold da SAP no Brasil, oferece serviços de gestão empresarial com base na plataforma de soluções de negócios SAP em infraestrutura cloud, desde a consultoria para implantação ao gerenciamento e e. Entre seus clientes estão marcas como Mondial, Petroplus, Biochimico e Silimed.