PLANOS

MCTIC não desistiu de atrair data centers 3o464z

Ainda está nos planos diminuir os impostos para novos data centers no país, acredite se quiser. 285b1q

15 de janeiro de 2018 - 16:38
André Borges.

André Borges.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) não desistiu do seu plano de criar alguma forma de incentivo para a vinda de mais data centers para o país.

Segundo declarações ao Telesíntese do secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, o plano em elaboração no ministério deverá ter incentivos fiscais (como dedução ou isenção dos impostos federais como PIS/Cofins), apesar da grande restrição orçamentária estabelecida pelo governo Temer.

O projeto de incentivar a vinda de data centers circula por Brasília e é lembrado sazonalmente pelo MCTIC desde pelo menos 2013, ainda durante a primeira istração da presidente Dilma Rousseff.

Nas declarações recentes ao Telesíntese, Borges prometeu que a política será anunciada até abril.

O secretário de Telecomunicações do MCTIC frisou que além dos incentivos fiscais, estão previstos outros instrumentos, como a simplificação da burocracia para aprovação dos projetos e da importação de equipamentos. 

Quem quiser ser otimista sobre a concretização das desonerações para data centers pode lembrar que o governo Michel Temer parece mais inclinado a trabalhar com a iniciativa privada como provedora de TI do que as istrações petistas.

Enquanto as istrações petistas fizeram investimentos em centros de dados do Serpro, visando tornar a estatal federal de processamento de dados um provedor preferencial, nos últimos meses Brasília tem feito licitações para contratar nuvens de fornecedores privados.

Com isso, o governo teria em tese um incentivo para promover o barateamento da construção de data centers no país, visando ele mesmo ser um beneficiado como consumidor dos mesmos (supondo que Brasília funcionasse de maneira lógica, o que nem sempre é o caso).

Executivos da Locaweb, a maioria empresa brasileira de hospedagem de sites, disseram recentemente que eletricidade respondia por um terço do custo de operar um data center no Brasil. A Brasscom, entidade que reúne as maiores empresas de TI do país, estima que ICMS responde por 40% do custo da obra.

Leia mais 6z23s

GOVERNO

Brasília: comitê foca Internet das Coisas 1c6d6l

Há 2735 dias
RIO DE JANEIRO

Ascenty inaugura 8° data center no Brasil 505k1i

Há 2724 dias
MOBILIZAÇÃO

Entidades pedem pressão em Brasília 6f5163

Há 2893 dias
EDITAL

Brasília prepara mega compra de Microsoft 283u30

CALL CENTER

NET procura Dilma em Brasília s4o5v

REGULAÇÃO

Cadeia de TI avança em Brasília 2t672t

AMÉRICA LATINA

Chile e Argentina disputam DC da AWS 2u5b4

CARREIRA

Equinix tem novo diretor de canais 5f2s1i

MIGRAÇÃO

Sonda Ativas: nuvem para Senior Solution 234945

FUTURO

Gartner: 10 tendências para infra e operações 3t3t32