INFRAS

Mob Telecom migra B1 para cloud da Huawei 70361h

Player de telecom em alta decidiu trocar a infraestrutura do seu ERP da SAP. 563p48

20 de outubro de 2021 - 16:57
A Mob Telecom acaba de chegar a 200 mil clientes. Foto: divulgação.

A Mob Telecom acaba de chegar a 200 mil clientes. Foto: divulgação.

A Mob Telecom, uma empresa de telecomunicações em alta, decidiu trocar a infraestrutura na qual roda o seu software de gestão Business One da SAP, migrando para a nuvem da Huawei, em um projeto com consultoria da G2.

Em nota, a G2 explica que a Mob começou a rodar o B1 em novembro de 2019, mas “teve problemas”.

“A infraestrutura SQL não era a mais adequada em termos de desempenho ao trabalhar com o SAP. Tínhamos limitações como algumas funções contábeis e financeiras sem e”, afirma Luidgi Machado Rola, gerente-sênior de TI na Mob Telecom.

O maior entrave estava no módulo de comunicação bancária, que adequa o ERP às leis brasileiras e apoia o processo de billing. 

Rodando no antigo provedor de nuvem, a ferramenta sofria problemas de performance, segundo Rola. Além disso, a configuração de uso de servidores compartilhados deixava o processo mais lento. 

A Mob migrou para o Telco by G2, uma versão do B1 feita especialmente para o setor de telecomunicações, tendo em conta particularidades fiscais que tornam a operação mais complexa, operações de campo e atendimento ao cliente.  

O novo ERP roda no banco de dados em memória Hana a partir da nuvem da Huawei.

“Saímos de um SQL Server compartilhado para um HANA dedicado e com isso tivemos ganhos de desempenho muito elevados. Antes, a gente precisava ter um analista 24 horas por dia olhando o processo de comunicação bancária”, conta Rola.

Os próximos os incluem a evolução de alguns servidores para kubernetes como uma das estratégias para ar o aumento de transações. 

Hoje, os sistemas da Mob enviam, em média, 300 mil transações por mês para os servidores SAP e a previsão é chegar a 1 mil transações mensais até o fim do ano, devido ao aumento do número de clientes orgânicos e inorgânicos.

A Mob Telecom acaba de anunciar que fechou o primeiro semestre de 2021 atingindo a marca de 200 mil clientes, o dobro dos que tinha no final do ano ado.

O provedor já havia ampliado a atuação nos estados do Maranhão, Pernambuco, Piauí e Ceará, e, agora, espera expandir a operação para as regiões Norte e Centro-Oeste do país até o final do ano.

A empresa foi comprada pela EB Fibra (agora Alloha), uma companhia com um capital de R$ 2 bilhões que é uma dos players visando consolidar o mercado de fibra óptica no país. 

A G2 é uma das maiores parcerias da SAP para a linha B1 no Brasil, atendendo 102 grupos econômicos com presença em nove países. A empresa tem 67 colaboradores e está presente em 25 cidades em seis estados.

A empresa fechou recentemente um acordo com a Huawei, pelo qual migrou 1,8 mil usuários da sua versão do B1 para o setor de telecomunicações. Atualmente, 29 grupos econômicos, totalizando 47 matrizes e 316 filiais, do segmento telco rodam na infraestrutura Huawei Cloud. 

Leia mais 6z23s

LIGAÇÃO

Demissão por telefone gera multa 1o3e1i

Há 1314 dias
OPERAÇÕES

WDC Networks tem novo COO 3y604c

Há 1318 dias
CRM

Copel implanta Salesforce com Minsait 2fz2t

Há 1319 dias
CLOUD

Armazém Paraíba gerencia nuvem AWS com Lumen 6g5f6h

FRONTEIRAS

Brasil Tear compra em MT e MS 4q2d4y

LEILÃO

Huawei: “segurança é uma questão técnica, não política” 6g6o1v